São Paulo - O zagueiro paraguaio Celso Ayala, enfim, deverá estrear pelo São Paulo. O jogador foi contratado pelo clube há quase um mês e a comissão técnica esperava poder utilizá-lo já contra a Portuguesa, no dia 17. O visto de trabalho, porém, demorou para lhe ser concedido. Ele se apresentou definitivamente ao técnico Levir Culpi apenas no fim da semana passada. Quarta-feira, o atleta vestirá pela primeira vez a camisa tricolor, contra o América-MG, no Morumbi, pela Copa João Havelange.
"Estou muito bem fisicamente e, agora, minha presença depende apenas do treinador", comentou. Levir também admitiu que as chances de Ayala jogar são boas. "O time está bem, mas se puder reforçá-lo é melhor", comentou. "O Ayala treinou bem e pode jogar."
Levir poderia até escalá-lo contra o Gama, domingo, em Brasília, mas preferiu esperar um pouco mais para que ele adquirisse melhor condição física. Quarta, porém, sua estréia está confirmada. "É bom que ele atue o quanto antes para poder entrosar-se com a equipe."
O jogador também não esconde a ansiedade para jogar. "Estou com muita vontade de estrear pelo São Paulo", resumiu.
Ao lado do goleiro Rogério Ceni e do atacante França, Ayala será o grande nome do time. Aos 30 anos, o zagueiro tem um bom currículo e ganhou notoriedade após a Copa da França, em 98, quando defendeu a seleção paraguaia fazendo dupla com Gamarra. No ano passado, contudo, seu time, o Atlético de Madrid, foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol e, por isso, ele preferiu deixar o clube. Ayala, que recebia R$ 100 mil mensais na Europa, tem salário um pouco menor no São Paulo.
Ele chegou a ter dúvidas se seria um bom negócio jogar no futebol brasileiro, mas foi convencido por um amigo. "O Gamarra fez a cabeça do Ayala e foi fundamental para que a negociação fosse concretizada", contou o presidente Paulo Amaral.
França - O atacante permanecerá esta semana fazendo tratamento para recuperar-se de uma contusão no tornozelo esquerdo e desfalcará a equipe. Sandro Hiroshi, que jogou bem contra o Gama, será mantido no ataque.
O lateral-direito Belletti, afastado quase um mês por causa de contusão, já está treinando com o grupo e pode até voltar ao time diante do América.
O volante Fabiano, que chega nesta terça-feira da Austrália, irá receber alguns dias de folga de Levir. "Ele deve estar bem desgastado emocionalmente e, por isso, deveremos dar um descanso", disse o treinador.