São Paulo – O Brasil perdeu na madrugada desta terça-feira a decisão da medalha de ouro de duplas masculinas do vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Sydney. Zé Marco e Ricardo não resistiram aos americanos Blanton e Fonoimoana. A partida foi definida em dois sets, com parciais de 12/11 e 12/9. Os brasileiros tiveram que se contentar com a medalha de prata.
Na véspera, Adriana Behar e Shelda também haviam morrido na praia. Elas perderam a decisão para as australianas Cook e Pottharst em dois sets e vão voltar para casa com a medalha de prata. No feminino, a modalidade também rendeu o bronze para o Brasil, com Sandra e Adriana Samuel.
Primeira colocada no ranking mundial, a dupla brasileira chegou à final depois de passar por Berg/Dahl (Suécia), Stamm/Berger (Áustria), Child/ Heese (Canadá) e Ahmann/Hager (Alemanha) . Carregavam o favoritismo por ter uma grande vantagem no retrospecto contra as americanos, a quem haviam batido nas quatro partidas já realizadas.
Porém, desde o começo, Blanton e Fonoimoana, que para chegar à decisão superaram Oetke/Scheuerpflug (Alemanha), Kjemperud/Hoidalen (Noruega) Heidger/Wong (Estados Unidos) e Brenha/Maia (Portugal), equilibraram o jogo tendo o saque forçado como uma das principais armas .
Com a prata, o Brasil chega à sua sexta medalha em Sydney. Além das três no vôlei de praia, foram conquistadas duas no judô (Tiago Mathias e Carlos Honorato) e uma na natação (revezamento 4x100 metros livres).