Sydney - Ao contrário de Adriana Behar e Shelda, que pediram desculpas pela medalha de prata, os brasileiros Zé Marco e Ricardo tentaram valorizar o segundo lugar no torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. Pouco depois de perderem na final para os americanos Blanton/Fonoimoana, por 2 sets a 0, os brasileiros se disseram tristes pela derrota, mas preferiram exaltar a campanha. "Eu sei que no Brasil muita gente vai criticar. As pessoas vão dizer que nós perdemos o ouro, e não que ganhamos prata. Mas nós temos consciência de que fizemos o melhor. Além disso, sabemos que uma medalha de prata é uma conquista muito importante", disse Ricardo. "Eu não quero essa medalha para aparecer. Quero essa medalha para me confortar de todas as críticas que fizeram contra mim", disse Zé Marco.
O desabafo tinha endereço certo. Na Olimpíada de Atlanta, ele formou dupla com Emanuel. Os dois chegaram aos Jogos como favoritos, mas acabaram eliminados ainda na fase de classificação.
Zé Marco e Ricardo aparentavam serenidade após a cerimônia de premiação. Se Shelda e Adriana choraram muito, os dois chegaram sorrindo para a entrevista coletiva. "Nós estamos sorrindo aqui na frente de vocês (os jornalistas), mas estamos chorando por dentro", disse Zé Marco.
Apesar da frustração, os dois tentaram analisar com isenção o resultado da partida. "A gente jogou muito bem. Acho até que essa foi uma das melhores partidas que a gente já disputou junto. Mas perdemos nos detalhes. Eles erraram menos", disse Zé Marco. "A gente era favorito só para a imprensa. Para quem acompanha o circuito mundial, sabe que todos os jogadores são de ótimo nível", justificou Ricardo, lembrando que o retrospecto não pode ser levado em conta numa final (os brasileiros venceram as últimas quatro partidas contra a dupla americana). "Todas essas partidas nós vencemos, mas foram jogos muito difíceis. Infelizmente eles ganharam uma, que era a final olímpica", lamentou.
Os americanos demoraram para acreditar que haviam vencido uma final olímpica. Depois de fecharem o segundo set, eles comemoraram muito. Por longo tempo ficaram abraçados, deitados na areia da arena montada na praia de Bondi. "A conquista foi a realização de um sonho. Nós trabalhamos duro para chegar até aqui e quando o jogo terminou, a gente aliviou toda a tensão acumulada ao longo da competição", explicou Fonoimoana. "Nós conseguimos a vaga para a olimpíada na última etapa e isso nos deu muita motivação", acrescentou Blanton.
Campeões brasileiros desta temporada por antecipação, Zé Marco e Ricardo dizem que querem agora um período de descanso. "Faz quatro meses que eu não passo um final de semana com a minha família", disse Zé Marco, que mora em João Pessoa, na Paraíba, onde nasceu. "Eu também. Estou há muito tempo longe de casa", disse Ricardo.