Sydney - O site oficial dos Jogos Olímpicos já atraiu o número recorde de 7,2 bilhões de visitantes, ultrapassando a estimativa inicial de 6,5 bilhões, faltando seis dias de competições ainda.
A explosão de acessos fez das Olimpíadas de Sydney o evento mais popular da história da Internet e coincide com baixos índices de audiência televisiva nos Estados Unidos, cuja rede NBC comprou os direitos de transmissão.
Os Jogos de Inverno de Nagano, realizados há dois anos, conseguiu 634 milhões de hits, enquanto os jogos de Atlanta em 1996, somaram apenas 187 milhões, disse o porta-voz da IBM, empresa responsável pelo site dos Jogos de Sydney, Craig Lowder na terça-feira.
A diferença de fuso da Austrália para com Europa e EUA foi apontada como uma das principais razões pelas quais os hits do site foram tão altos, pois as pessoas não preferem esperar pelos VTs das redes de televisão para ver os resultados.
A explosão dos hits do site oficial dos Jogos contrasta fortemente com os decepcionantes índices de audiência das transmissões olímpicas da NBC. A programação da rede foi vista por 15,6 milhões de espectadores nos EUA na última terça-feira.
A NBC tinha esperado uma audiência entre 17,64 e 18,64 milhões de pessoas.
Apesar da demanda maciça, o site https://www.olympics.com não ficou fora do ar nenhuma vez. A IBM começou a contar os hits no site oficial a partir do início do primeiro jogo de futebol feminino (Brasil e Suécia), que aconteceu dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Além do site, a IBM criou no endereço https://www.ibm.com/fanmail um sistema que permite ao torcedor enviar um e-mail para qualquer um dos 10.500 atletas que participaram das Olimpíadas deste ano.