Rio - O futsal do Vasco inicia nesta quarta-feira a briga por seu quarto título consecutivo da temporada. Depois de conquistar a Taça Brasil, a Liga Futsal e o Campeonato Metropolitano, o time de Manoel Tobias quer subir ao lugar mais alto do pódio também no Campeonato Estadual. O primeiro jogo das finais, diante do Flamengo, acontece a partir das 20h30min, no ginásio do Maracanãzinho, com entrada franca ao público nas arquibancadas. A segunda partida será na sexta-feira, no mesmo horário e local.
Os vascaínos defendem também a invencibilidade de 23 jogos, com a impressionante marca de 22 vitórias e um empate. Apesar da campanha invejável, o técnico vascaíno Ricardo Lucena lembra que clássico é sempre um jogo diferente, sobretudo quando se trata de final de campeonato.
"Uma decisão já é um jogo diferente, pois dali sairá o campeão. A final entre dois clubes de tradição trata-se de uma partida ainda mais especial. A derrota pode desperdiçar o trabalho de um campeonato inteiro", disse o treinador.
Ricardo Lucena descarta a condição de favorito e trata logo de mostrar que esse não é o pensamento da equipe: "Não existe favorito, pois o adversário é um excelente time. Além de contar com vários grandes jogadores, tem a sua maior força na unidade do grupo, da mesma forma que nós. O que existe na verdade é um jogo bem jogado ou um jogo mal jogado. Isso faz a diferença e não um teórico favoritismo", explicou.
Consciente da importância da vitória logo na primeira partida, o treinador usa de todas as armas para a decisão. Uma delas é o segredo na forma de o time atuar. Ele faz questão de não dizer nada a respeito para não ajudar o adversário. Só deixou escapar que pretende manter a qualidade do jogo e a concentração que já vêm sendo exibidas.