Sydney - Em meio à decepção geral da Rússia nas Olimpíadas, sua equipe de tênis está surpreendendo a todos com um desempenho excepcional.
Os russos foram para as finais individuais do tênis masculino e feminino.
Elena Dementieva enfrentará a norte-americana campeã de Wimbledon e do Aberto dos EUA, Venus Williams, na madrugada de quarta-feira (horário de Brasília), enquanto Yevgeny Kafelnikov pega o alemão Tommy Haas no dia seguinte.
Kafelnikov não ganhou nenhum título individual este ano, mas está em sua melhor forma, vencendo todas as partidas sem perder um só set.
O ex-campeão dos abertos da França e da Austrália disse que quer deixar para trás as decepções deste ano e focalizar apenas o próximo jogo.
``O jogo contra (o australiano Mark) Philippoussis foi de longe o mais duro, porque ele tinha grande apoio da torcida'', disse o russo, que eliminou o brasileiro Gustavo Kuerten na partida seguinte.
Kafelnikov e Dementieva garantiram pelo menos duas medalhas de prata para a Rússia, chegando à final. Medalhas preciosas num ano particularmente ruim para a ex-potência esportiva, que conseguiu apenas 17 ouros até agora, ficando em terceiro no quadro de medalhas atrás e os EUA, 25, e China, 22.
O presidente do Comitê Olímpico Russo, Vitaly Smirnov, previa antes dos Jogos que o país iria ganhar até 37 medalhas de ouro.