Rio - Serão realizadas neste sábado as travessias de Itaipu (25km) e Camboinhas-Itaipu (3km), em Niterói-RJ. As provas, seletivas para o Mundial de Águas Abertas, no Havaí, e para o Sul-Americano Juvenil, na Argentina, complementam o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
A largada para a travessia de Itaipu está marcada para as 8h. A competição bateu o recorde de incritos este ano: serão cinco participantes no feminino e 12 no masculino. Às 10h30min, terá início o percurso Camboinhas-Itaipu. Confirmaram presença todos os principais nomes do esporte no Brasil.
Os campeões brasileiros já foram definidos. O título masculino ficou com o gaúcho Guilherme Bento Bier e o feminino, com a baiana Viviane Peixoto Motti. Eles participarão de eventos internacionais e também do 1º Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação), em Honolulu, no Havaí, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro.
Os nadadores nascidos em 1983, 1984 e 1985 têm uma motivação a mais este ano. É que a Confederação Sul-Americana de Natação (Consanat) acrescentou ao Sul-Americano Juvenil de Desportos Aquáticos, realizado nos anos ímpares, a maratona aquática. O próximo será realizado em Lima, no Peru, em março de 2001, mas as duas travessias - de 5km e 10km - acontecerão na Argentina. Por isso, os dois juvenis mais bem colocados na Travessia Camboinhas-Itaipu, no masculino e no feminino, estarão classificados para os 10km do 1º Sul-Americano Juvenil de Maratonas Aquáticas.