Rio - A Federação Internacional de Natação Amadora (Fina) escolheu, durante as Olimpíadas de Sydney, os 12 atletas que pertencerão ao seu Comitê de Atletas, no período de 2000 a 2005. Na relação, constam o brasileiro Gustavo Borges, único sul-americano da lista, que incluiu o russo Alexander Popov, a americana Janet Evans e a sul-africana Penny Heyns, todos da natação. A comissão foi criada em 97, e o Brasil estava presente com a atleta de natação sincronizada Roberta Perilier.
Através do grupo integrado exclusivamente por atletas, a Fina pretende ouvir, cada vez mais, a opinião da categoria com relação à organização dos campeonatos, o contato com a imprensa nas competições da entidade, controle antidoping e outros temas que influenciam diretamente no rendimento e no bom andamento dos eventos internacionais.
Assim, o Brasil se constitui num dos países com grande representação na Fina. Nos Jogos Olímpicos, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho, também foi eleito para integrar o Bureau máximo da Fina, com outros 12 membros. Outro brasileiro na entidade é o árbitro geral Ruben Márcio Dinard de Araújo, vice-presidente do Comitê de Arbitragem. Ele foi o árbitro geral das provas masculinas em Sydney.
O novo Comitê de Atletas é o seguinte:
1. Janet Evans-EUA, natação, presidente;
Alexander Popov-Rússia, natação, membro;
3. Miyako Tanaka, Japão, natação sincronizada, membro;
4. Xiong Ni, China, saltos ornamentais, membro;
5. Penny Heyns, RSA, natação, membro;
6. Manuel Estiarte, Espanha, parque aquático, membro;
7. Fernando Platas, México, saltos ornamentais, membro;
8. Gustavo Borges, Brasil, natação, membro;
9. Lilli Allucci, Itália, parque aquático, membro;
10. Muriel Hermine, França, natação sincronizada, membro;
11. Melissa Cunningham, Áustria, a.abertas, membro;
12. Irina Vigazova, Cazaquistão, saltos ornamentais, membro.