Sydney - O turismo é o grande campeão das Olimpíadas de Sydney, disse nesta quinta-feira John Morse, diretor da Comissão de Turismo Australiana, responsável pelo turismo no país, prevendo um extra de 1,6 milhão de visitantes a mais na década por causa dos Jogos Olímpicos.
Os visitantes vão render US$ 880 milhões para uma indústria do turismo responsável por 10 por cento da economia australiana.
``Está acima das nossas expectativas'', disse Morse em entrevista à imprensa. ``Sydney e a Austrália são as estrelas dos Jogos, mas o grande vencedor é o turismo''.
Para Morse, os Jogos apresentaram uma nova imagem da Austrália, focando na cultura, alimentação e vinho e no estilo de vida. Isso tudo chegou a países como França e Itália, onde a Austrália tem estado tradicionalmente fora do mapa.
A Austrália já lidera também a lista dos países mais cotados para viagens nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão, Coréia do Sul e Cingapura, disse Morse.
Um total de 21 mil jornalistas foram credenciados para os Jogos, que têm sido assistidos por quase três bilhões de pessoas pela televisão.