Sydney - O campeão olímpico e recordista mundial dos 100 metros, Maurice Greene, disse, nesta quinta-feira, que correrá todas as etapas do revezamento 4x100 metros nos Jogos de Sydney, ao contrário do que havia anunciado o técnico da equipe norte-americana, John Chaplin, no início da semana.
Chaplin dissera que Greene poderia deixar de participar da primeira prova eliminatória por ter sentido dores após sua vitória nos 100 metros.
Greene disse aos jornalistas que sugeriu não correr a primeira etapa, na sexta-feira, se outros atletas pudessem participar em seu lugar.
Originalmente, os técnicos dos Estados Unidos queriam colocar os mesmos quatro corredores nas três provas do revezamento. Mas, depois de uma reunião nesta semana, concordaram em escalar seis membros da equipe para a prova.
Assim, Kenny Brokenburr, Tim Montgomery, Brian Lewis e Greene correrão a primeira eliminatória. O quarteto para as semifinais e para a final será formado por Jon Drummond, Bernard Williams, Lewis e Greene.
A decisão deixa Curtis Johnson, parceiro de treinamento de Greene, for a da prova. Segundo os técnicos, ele não demonstrou a forma suficiente em outras provas de revezamento.
O campeão dos 100 metros disse ter ficado chateado com a ausência do companheiro, mas que isso não afetaria sua busca pelo ouro. ``É como perder um membro da família'', disse.
No revezamento dos 4x400 metros, a equipe terá à disposição: Michael Johnson (campeão olímpico), Alvin Harrison (medalha de prata), Angelo Taylor (medalha de ouro nos 400 metros com barreiras), Antonio Pettigrew (ex-campeão mundial), Jerome Young e Calvin Harrison, irmão gêmeo de Alvin.
A equipe feminina também foi definida: Marion Jones, Jearl Miles-Clark, LaTasha Colander-Richardson, Monique Hennagan, Mikele Barber e Andrea Anderson.
A formação para a final, a ser disputada no sábado, será determinada pouco antes da primeira etapa, disse a técnica Karen Dennis.