Rio - Os jogadores de vôlei de praia Zé Marco e Ricardo, que conquistaram a medalha de prata no Jogos de Sydney, desembarcaram, nesta quinta-feira, no Rio, mostrando o mesmo desentrosamento presente em alguns momentos da disputa olímpica. Enquanto Zé Marco garantiu que na partida final a dupla estava tranqüila, Ricardo admitiu que havia muita pressão sobre eles.
"Somente quem está na disputa sabe o que acontece", admitiu Ricardo.
Segundo ele, os norte-americanos conseguiram vencer aproveitando-se dos erros da dupla. Ricardo considerou que seus erros somados aos do companheiro foram fundamentais para a derrota. "Em Olimpíada todos jogam para vencer; não existe favoritismo".
Zé Marco não creditou a derrota à falta de um preparo psicológico, reconhecendo que a dupla americana teve um melhor desempenho. Para ele, o resultado mais justo seria o empate. O jogador enfatizou que a medalha foi fundamental para o futuro profissional da dupla.
Sobre o fator psicológico, o técnico da dupla, Gilmário Ricarte, o Cajá, demonstrou toda sua insatisfação com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para o treinador, este tipo de ajuda deve ser precedido de um trabalho a longo prazo e não às vésperas de uma decisão.
Cajá enfatizou que um dos maiores problemas para os atletas brasileiros são as cobranças excessivas. Sobre a aparente apatia da dupla na final, o técnico explicou que este é o estilo de Zé Marco e Ricardo. Segundo o técnico, enquanto os americanos extravasavam as emoções, a dupla brasileira optou por resguardar-se.
Mesmo sem a conquista da medalha de ouro, os atletas procuraram festejar "a prata que vale ouro". "Não existe motivos para tristeza e, agora, é pensar em Atenas 2004", disse Ricardo. Ele foi o primeiro a confirmar a continuação da dupla. Ratificando a decisão do companheiro, Zé Marco revelou que os dois retomarão os treinamentos visando o Campeonato Brasileiro.
"Após o Circuito Mundial, ganho antecipadamente, precisamos ganhar agora o título brasileiro", afirmou Zé Marco. A última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia está previsto para acontecer nos dias 13, 14 e 15 do próximo mês.