Sydney - As Olimpíadas de Sydney vão terminar com um estrondo -- um avião bombardeiro em vôo rasante acenderá uma chama de 300 metros e um milhão de pessoas verão um dos mais espetaculares shows de fogos de artifício do mundo.
``Normalmente, quando se chega ao fim dos Jogos Olímpicos, há um sentimento de que a coisa toda está terminando e todos vão para casa'', disse Ignatius Jones, diretor artístico da festa da madrugada de domingo (horário de Brasília).
``Não em Sydney. Nós vamos terminar com um estrondo'', prometeu ele.
O avião bombardeiro F-111 derramará seu combustível e o incendiará sobre o Estádio Austrália, cenário da cerimônia de encerramento, onde os atletas apreciarão uma festa de bastidores, ouvindo a estrela pop Kylie Minogue.
O vôo dramático do bombardeiro será o sinal para a explosão de 24 cartuchos de fogos de artifício espalhados como lâmpadas gigantes ao longo do rio Parramatta até o centro de Sydney, onde outro F-111 iluminará o céu sobre a Harbour Bridge.
O céu noturno será então iluminado por fogos com um sabor internacional: especialistas em pirotecnia da Espanha, Japão, EUA e África do Sul contribuirão com a explosão de luz.
Jones prometeu que a apresentação será maior e melhor que as celebrações da virada do ano em Sydney, que foram cotadas como as mais bem feitas do mundo.
``Vai superar tudo o que foi feito antes'', disse ele sobre os fogos que serão lançados de quatro balsas gigantes, dez barcos menores e das coberturas de arranha-céus no centro da cidade.
Sydney adora festas e os organizadores esperam que um milhão de pessoas lotem os melhores pontos em torno do porto, reunindo-se para assistir ao show de fogos de 23 minutos que consumirá 1,7 milhão de dólares.
A ponte Harbour Bridge, o mais adorado marco de Sydney, e a Ópera serão o centro das festividades.
Uma cascata pirotécnica com as cores dos anéis olímpicos jorrará da ponte para sinalizar o final do show e o começo de uma festa que durará a noite toda.