Sydney - Tran Hieu Ngan, que ganhou em Sydney a primeira medalha olímpica da história do Vietnã, foi recebida em seu país na sexta-feira como heroína.
Sua cidade, Tuy Hoa, uma comunidade pobre de pescadores na província de Phu Yen, na costa central do país, ficou impressionada com a conquista da medalha de prata no taekwondo, na quinta-feira.
``Não consigo acreditar. Achei que estava sonhando'', disse Nguyen Thi Huong, mãe da atleta, segundo o jornal Thanh Nien (Gente Jovem).
``Tran Hieu Ngan vira heroína nacional'', foi a manchete do jornal do governo Vietnam News.
Ngan teve que superar a maior tragédia de sua vida antes de ganhar a medalha: a morte do pai, meses antes das olimpíadas.
``Este é o primeiro dia feliz desde que nosso pai faleceu'', disse a irmã Tran.
Truong Ngoc De, chefe do departamento técnico do Vietnã, disse que a vitória de Ngan representa uma virada que vai inspirar a prática de esportes no país.
Editorial do jornal Toui Tre afirmou: ``Numa competição com nível tão alto com esta, ganhar uma medalha já é uma vitória fascinante...mas se você tivesse visto a segurança e a determinação pela vitória desta pequena garota de Phu Yen, veria que esta medalha não tem preço''.
Ngan perdeu a final da categoria até 57 quilos para a sul-coreana Jung Jae-eun, mas foi mais longe do que qualquer outro atleta de seu país de 79 milhões de habitantes, que participou pela primeira vez dos Jogos em 1980.
Ngan também levou uma pequena bolada: 20 mil dólares de um patrocinador e 2 mil da equipe olímpica.
Ela pretende poupar parte do dinheiro e usar o restante para incentivar mais crianças a praticar esportes.
A arte marcial do tae kwon do, que enfatiza os chutes, fez sua estréia nos Jogos de Sydney.