Sydney - Uma jovem polonesa de apenas 17 anos, Kamila Skolimowska, conquistou nesta sexta-feira a primeira medalha de ouro do país no atletismo.
Em sua terceira tentativa, ela lançou o martelo a 71,16 m.
A russa Olga Kuzenkova e a alemã Kirsten Muenchow ficaram com prata e bronze, respectivamente.
Filha de um campeão mundial de halterofilismo, Skolimowska conseguiu arremessar o martelo a 71,16 metros em sua terceira tentativa. Bateu o novo recorde olímpico, com uma marca melhor, em um metro e 49 centímetros, a da favorita russa, Kuzenkova (69,77).
O terceiro lugar foi da alemã Kirsten Muenchow (69.28). A cubana Yipsi Moreno conseguiu 68,33 na quinta tentativa, que lhe rendeu apenas o quarto lugar.
Skolimowska é campeã mundial juvenil e ficou em 21º em 99 no Campeonato do Mundo de Sevilha. Sua precocidade começou com o primeiro título europeu juvenil, com 14 anos e 229 dias.
Kuzenkova, de 30 anos, a primeira mulher que rompeu a barreira dos setenta metros e segunda no Mundial de Sevilha do ano passado, era a favorita para o título com a ausência da campeã de 99 na Espanha, e recordista mundial, a romena Mihaela Melinte, suspensa por doping com nandrolona e ausente em Sydney.