Sydney - A romena campeã do mundo do arremesso de martelo, Mihaela Melinte, que foi eliminada das Olimpíadas por doping, teve negada sua apelação para participar da final do evento nesta sexta-feira.
Melinte foi retirada do estádio na quarta-feira, minutos antes do início das provas classificatórias. Ela levou o caso para a Corte de Arbitragem Esportiva (CAS) na noite de quinta-feira.
O anúncio da rejeição foi feito pelo secretário-geral da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), Istvan Gyulai.
``O argumento romeno foi de que a atleta não teve oportunidade de explicar o resultado positivo. Mas foi provado claramente que houve uma explicação por escrito dos romenos.''
O teste que detectou a presença de nandrolona no organismo de Melinte foi realizado em Milão, no dia 7 de junho. Mas o relatório do laboratório de Roma não havia chegado à Iaaf até meados de setembro.
A Iaaf, irritada com a demora do envio do resultado do teste pelo laboratório, mandou no dia 25 de setembro sua decisão de suspender a atleta para as autoridades esportivas romenas.
Mas Melinte não avisada e tentou competir.
Gyulai disse que a Iaaf lamentou o atraso. ``(Mas) infelizmente as circunstâncias não invalidam um teste positivo de doping.''
Ele disse que seria possível agregar a atleta à lista de finalistas, mas que isso ``criaria um precedente muito perigoso''.
Ion Tiriac, presidente do Comitê Olímpico Nacional da Romênia, descreveu o caso como ``simulação'' e disse ter ficado confuso com a situação em que a Iaaf teve de se desculpar, mas a decisão permaneceu.
``Se ela é boa ou não, eu não sei. Se ela realmente teve teste positivo, deveria ser banida pelo resto da vida'', disse Tiriac.
``Estamos brincando, estamos sonhando ou o que? Não consigo entender. Você apresenta desculpas, mas a decisão continua. Eu não aceito.''