São Paulo – A equipe brasileira do revezamento 4 x 100 m conquistou na manhã deste sábado a medalha de prata no atletismo dos Jogos Olímpicos de Sydney. Foi a 12ª medalha do Brasil na competição e a primeira do atletismo. O ouro foi para os Estados Unidos e o bronze para Cuba.
Vicente Lenilson percorreu os primeiro 100 metros e deixou a equipe na briga pelo quarto lugar. Edson Ribeiro terminou seu percurso em quinto. André Domingos iniciou a recuperação e entregou o bastão para Claudinei Quirino na luta pelo terceiro lugar. Com uma arrancada forte no final, Quirino levou o time ao segundo lugar.
A equipe nacional, que terminou com o tempo de 37s90, novo recorde sul-americano, comemorou como se tivesse ganho o ouro. Ao final da prova, deram uma volta carregando bandeiras de Brasil e Austrália no estádio Olímpico de Sydney sendo aplaudidos de pé.
Os americanos, com Jonathan Drummond, Bernard Williams III, Brian Lewis
e o recordista mundial Maurice Greene, obtiveram o temp ode 37s61 no revezamento. Os cubanos, com Jose Angel Cesar, Luis Alberto Perez, Ivan Garcia
e Freddy Mayola, levaram o bronze com 38s06.