Iaundê - Milhares de pessoas saíram às ruas de Iaundê, capital da República de Camarões, e de Douala, principal centro comercial, neste sábado, para comemorar a medalha de ouro conquistada pela seleção de futebol do país nas Olimpíadas de Sydney.
Antes da final, o empresário Victor Fotso, que fez fortuna vendendo cerveja e utensílios domésticos, havia prometido dar um prêmio equivalente a US$ 34 mil aos jogadores por terem ido tão longe no torneio.
Depois da vitória por 5 a 3 na decisão por pênaltis contra a Espanha (2 a 2 no tempo normal), o empresário dobrou a promessa. Afirmou que dará o equivalente a US$ 68 mil -- em dinheiro vivo -- para ser repartido entre a equipe.
``A 25 mil quilômetros as coisas devem estar sacudindo'', disse Patrick Mbomba, que converteu o primeiro pênalti, à Rádio França Internacional. Ele não estava errado.
Muitas pessoas passaram a noite em bares, com os olhos grudados na televisão. A partida foi transmitida ao vivo pela televisão nacional e pela rádio estatal.
Com o resultado final, por volta das 4 da manhã do horário camaronês, a festa começou nas principais cidades.
Os torcedores dançavam nas ruas. Carros e táxis lotados de gente davam voltas, promovendo uma sinfonia de buzinas. As celebrações continuaram em bares e casas depois do amanhecer.