São Paulo – A americana Marion Jones conquistou na manhã deste sábado sua terceira medalha nos Jogos Olímpicos de Sydney se transformando na melhor atleta do sexo feminino na história do atletismo. Ela conduziu o time dos EUA à vitória na prova do revezamento 4x400m Além dos ouros (os dois outros foram nos 100 e 200 m rasos), ganhou bronze no revezamento 4x100 e no salto em distância.
Apesar disso, a velocista teve frustrado o sonho de ganhar os cinco ouros e superar Carl Lewis e Jesse Owens, americanos que por quatro vezes subiram no pódio em uma mesma Olimpíada.
A prova dos 4x400 foi uma disputa equilibrada entre americanas e jamaicanas até Jones pegar o bastão. Como terceira mulher no revezamento, ela colocou o país disparado na frente. Além dela, participaram do revezamento Jearl Miles-Clark, Monique Hennagan e La Tasha Colander-Richardson. Completaram a prova com o tempo de 3min22s62.
As jamaicanas Sandie Richards, Catherine Scott-Pomales, Deon Hemmings, Lorraine Graham
ficaram em segundo com 3min23s25. O bronze foi para as russas Yulia Sotnikova, Svetlana Gontcharenko
Olga Kotlyarova e Irina Privalova com a marca de 3min23s46.
Campeã nos 400 m, Cathy Freeman até que tentou levar a Austrália ao pódio. Ela recebeu o bastão na última etapa do revezamento em quinto lugar. Se aproximou do time da Nigéria, mas não ganhou a posição. As nigerianas terminaram em quarto com 3min23s80 e as donas da casa amargaram o quinto posto com a marca de 3min23s81.