São Paulo – Após 15 dias ardendo sobre o Estádio Olímpico, em Sydney, acaba de ser apagada a pira olímpica dos Jogos de 2000. Trata-se do ponto alto e de maior simbologia da cerimônia de encerramento das Olimpíadas.
O fogo se extinguiu a medida em que um caça da força aérea australiana fez um vôo rasante sobre o estádio.
Pouco antes, discursaram o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Sydney, Michael Knight, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch.
``Estes são meus últimos Jogos como presidente do COI. Não poderiam ter sido melhores. Portanto, estou orgulhoso e feliz em proclamar que vocês presenciaram os melhores Jogos Olímpicos já realizados'', disse ele no Stadium Austrália (Olímpico), diante de 110 mil espectadores e mais de 7 mil atletas.
Samaranch seguiu a tradição dos jogos e convocou a juventude mundial a juntar-se novamente nos próximos Jogos, que serão realizados daqui a quatro anos em Atenas, berço das Olimpíadas.
É tradicional que, ao encerrar as Olimpíadas, o COI as qualifique como ``as melhores de todos os tempos''. Mas isso não aconteceu com os Jogos de Atlanta, em 1996, que teve problemas de organização e um atentado a bomba.
A festa começou por volta das 6h deste domingo (horário de Brasília) com alguns números musicais. Logo depois, os atletas de diversos países, sem qualquer ordem ou trajes de gala, entraram no gramado do estádio e se confraternizaram.