São Paulo – A dupla brasileira formada por Gustavo Kuerten e Jaime Oncins está fora do Torneio de Hong Kong. Eles perderam nesta segunda-feira para o eslovaco Dominik Hrbaty e para o alemão David Prinosil, parceria cabeça-de-chave número 1 da competição chinesa. O jogo foi definido em três sets, com parciais de 7/6 (7/5), 3/6 e 6/3.
Essa é a terceira derrota seguida da dupla nacional, que é titular da equipe da Copa Davis. A primeira foi nas quartas-de-final da Copa Davis, contra a Austrália. Depois, novamente em solo australiano, eles perderam para os canadenses Sebastien Laureau e Daniel Nestor na primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Sydney. A dupla do Canadá acabou ficando com a medalha de ouro.
Agora, Guga estréia na chave de simples contra o norte-americano Vincent Spadea. A partida deve ser marcada para terça. O início está previsto para 6h30 (horário de Brasília). O tenista dos EUA leva desvantagem no retrospecto contra o brasileiro. Em quatro confrontos, perdeu três.
Eles se enfrentaram pela última vez no Torneio de Gstaad (Suíça). Em quadra de saibro, Spadea venceu por 6/2, 2/6 e 7/6 (8/6). Antes disso, só Guga se saíra melhor no duelo . No mesmo ano, no Aberto de Montecarlo, também no saibro, com um duplo 6/3 o tenista de Santa Catarina havia conseguido sua terceira vitória sobre o rival. Antes, ele havia derrotado Spadea no Torneio de Cincinnati, em 97, por 6/7 (5/7), 6/3 e 6/4, em quadra rápida, e na China, em 96, no Torneio de Pequim, por 1/6, 7/6 (7/1) e 6/4, também em quadra rápida.
Spadea é um veterano do circuito. Tem 26 anos e é profissional desde 93. Ocupa uma modesta 139ª colocação na Corrida dos Campeões, que tem Guga como líder. Nunca venceu um torneio de simples na carreira e, na temporada 2000, carrega um retrospecto de apenas duas vitórias contra 25 derrotas.
Se o brasileiro confirmar o favoritismo, irá enfrentar na segunda rodada o ganhador do jogo entre o armênio Sergis Sargsian e Dominik Hrbaty.