Sófia, Bulgária - Uma agência de fiscalização farmacêutica informou na segunda-feira que encontrou o diurético proibido furosemida num remédio tomado por levantadores de peso da Bulgária nas Olimpíadas de Sydney. Três levantadores de peso búlgaros tiveram testes positivos para diuréticos durante os Jogos e perderam as medalhas que haviam conquistado.
"O resultado de nossos exames mostram que há uma concentração mínima de furosemida num remédio chamado Orocetam", disse Borislav Borisov, diretor-executivo da Agência Farmacêutica.
Segundo ele, as fábricas de remédios búlgaras não são obrigadas a listar os componentes que estão presentes em proporção menor que 0,1% nos medicamentos. Neste caso, o traço da substância era menor que 0,003%. "A furosemida foi achada em um dos componentes do produto, o piracetam", disse Borisov.
O treinador de levantamento de peso da Bulgária Ivan Abadzhiev pediu demissão depois de dizer que tinha dado Orocetam aos atletas sem saber que um dos componentes era o diurético proibido. Ivan Badinski, diretor-executivo da empresa fabricante Sopharma, disse que seu produto não contém diuréticos.
A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) havia suspendido toda a equipe búlgara de levantamento de peso das Olimpíadas. Mas a Corte de Arbitragem para o Esporte (CAS) determinou que a IWF não tinha base legal para a suspensão coletiva.
A decisão da CAS permitiu que um levantador de peso búlgaro ganhasse uma medalha de prata depois que a suspensão foi retirada.