CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voe baixo no circuito que pode decidir o mundial
Quinta-feira, 05 Outubro de 2000, 15h33
Atualizada: Quinta-feira, 05 Outubro de 2000, 15h35

Clique AQUI para ver uma animação da volta*

São Paulo – O Mundial de Fórmula 1 pode terminar na madrugada de sábado para domingo se Michael Schumacher (Ferrari) marcar pelo menos dois pontos a mais que Mika Hakkinen (McLaren) na 16ª e penúltima do campeonato. A corrida de 53 voltas no circuito de 5.854 metros (totalizando 310,582 km) em Suzuka tem a tradição de decidir campeonatos. A largada será às 3h30 de domingo (horário de Brasília).

A guerra verbal entre os dois pilotos já começou e a disputa na pista promete muita emoção. Na madrugada de quinta para sexta-feira acontecem os primeiros treinos livres e na madrugada seguinte, o treino de classificação. Confira uma volta no circuito com a narração de Alexander Wurz, piloto da Benetton:

“A volta começa em descida, com sexta marcha logo antes da curva 1. Ela é muito rápida, feita em quinta marcha, a cerca de 250 km/h. Aí, freio bem forte para uma parte bastante sinuosa do circuito. O início é feito em terceira marcha, a 175 km/h. Depois há uma seqüência de “esses” em subida, logo atrás dos boxes. Os primeira três curvas são tomadas em quarta marcha a 215 km/h, 175 km/h e 190 km/h, respectivamente.

Então, freio forte para uma curva à direita, feita em terceira marcha, a 140 km/h. Logo depois, há uma curva muito traiçoeira, à esquerda. Ela encerra esta seção do circuito e é feita em quarta marcha e aceleração quase total. Antes de passar debaixo do viaduto, há duas curva à direita, a primeira feita em quarta marcha, a mais de 190 km/h, e a segunda, a 115 km/h, em segunda marcha. Ela é bem difícil. Há então uma reta bem curta e um cotovelo à esquerda, feito em primeira marcha, a 65 km/h.

A tração na saída é muito importante, já que entro em um grande trecho de alta velocidade. Há uma grande curva à direita, onde chego a quase 210 km/h, em quinta marcha. Isso é antes de a curva Spoon, que tem duas partes distintas. A entrada é feita em quarta marcha, a 180 km/h e a saída em terceira, a 130 km/h. É muito importante evitar ao máximo com que o carro saia de frente, o que não é fácil nesta curva, já que este trecho da acesso à reta oposta.

No meio do caminho até a reta dos boxes há a dificílima curva R 130, feita a 275 km/h em sexta marcha, quase pé totalmente embaixo. No fim da reta, chegamos a 290 km/h, em sexta marcha. Aí, temos que frear muito forte para o “s” antes da reta dos boxes. As duas partes são feitas em primeira marcha, a cerca de 60 km/h, e depois acelero para entrar de novo na reta dos boxes.”

*A animação requer shockwave flash. Caso não tenha o programa, baixe-o aqui
Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
GP do Japão
Desvantagem não diminui esperança de Hakkinen
Telefonema pode dar cadeia no Japão
Pilotos sofrem assédio no Japão
Pilotos trocam avião por trem no Japão
Veja lista completa