Rio - O técnico da seleção da Guatemala, o uruguaio Julio César Cortés, está tentando animar seus jogadores para a partida do próximo domingo, em Barbados, contra a seleção local. Os guatemaltecos precisam vencer e torcer por uma combinação de resultados para garantir vaga na próxima fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
"É justamente nos momentos difíceis como esse que temos que pensar da maneira mais positiva possível", afirmou o treinador. O próprio Cortés vem se mostrando desanimado e, em certas ocasiões, contrariado. Ele não gostou do cancelamento do amistoso que seria realizado na terça-feira passada contra a Venezuela. O jogo foi cancelado por causa de condições climáticas desfavoráveis, que atrapalharam a Guatemala em vários treinamentos e impediram que a delegação seguisse para Barbados na quarta-feira. Os guatemaltecos seguem para o local do jogo nesta sexta-feira.
Com isso, Cortés teve que reformular seus planos de trabalho. Nesta quinta-feira pela manhã o grupo realizou um treino tático no Estádio La Pedrera. À tarde, o trabalho foi na piscina. O técnico conversou com os jogadores sobre a necessidade de se respeitar o adversário. "Barbados não vai facilitar a nossa vida em nenhum momento. Por essa razão, nossa vontade de ganhar tem que ser maior que qualquer outra coisa durante os 90 minutos", afirmou o treinador.