CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acima do bem e do mal, Ferrari chega ao topo de novo
Domingo, 08 Outubro de 2000, 04h46
Atualizada: Domingo, 08 Outubro de 2000, 04h47

Por Alexandre Mata Tortoriello

São Paulo – Michael Schumacher chega a seu terceiro título mundial, mas como ocorreu em outras disputas, em meio a muita controvérsia. Desta vez ele não precisou bater em ninguém, como em 1994, quando jogou o carro em cima de Damon Hill, mas fez usos de meios que beiram a ilegalidade.

Schumacher aparentemente não contou com um mecanismo para melhorar o desempenho na largada, ao contrário de da BAR de Jacques Villeneuve, mas a Ferrari usou as brechas do regulamento para resfriar o combutível a partir do Grande Prêmio da Itália, tornando-o mais denso e dando mais potência ao motor. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proíbe que os carros e os sistemas de reabastecimento refrigerem o combustível, mas não impede que a gasolina fique em um tanque refrigerado antes de ser levada para a bomba e daí para o carro.

No início da temporada, Schumacher também se envolveu nas discussões sobre o fim do limitador de velocidade, que impede que os pilotos ultrapassem a velocidade máxima permitida nos boxes. FIA queria abolir o equipemento, por suspeitar que as equipes escodiam algum tipo de controle de tração no sistema. Após muita reclamação de alguns pilotos e equipes, com Schumacher empunhando a bandeira a favor do limitador, a entidade voltou atrás.

Não foi a primeira vez que a Ferrari se valeu de jeitinhos para burlar as regras. No Grande Prêmio da Malásia, em 1999, Eddie Irvine foi desclassificado por medidas irregulares no aerofólio dianteiro. A questão foi a julgamento e a punição retirada. A alegação foi de que a diferença de 5 milímetros estava dentro da magem de erro estabelecida no regulamento.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
GP do Japão
Schumacher é o mais “velho” campeão da Ferrari
Ferrari abandona Itália para ser campeã
A classificação do Mundial de construtores
Confira a classificação final do GP do Japão
Veja lista completa
Ferrari
Schumacher é o mais “velho” campeão da Ferrari
Ferrari abandona Itália para ser campeã
Confira o GP do Japão volta a volta
‘Foi demais’, diz mulher de Schumacher
Veja lista completa
Michael Schumacher
Schumacher é o mais “velho” campeão da Ferrari
Ferrari abandona Itália para ser campeã
‘Beijoqueiro’ alemão festeja o tri
Confira o GP do Japão volta a volta
Veja lista completa