Recife - Pedro Russo e Gabriela Duque foram os grandes vencedores do I Grande Prêmio Eduardo Falcão de Hipismo, disputado domingo no Caxangá Golf & Country Club. Com apenas 12 anos, Pedro desbancou outros 17 competidores mais experientes, tornando-se campeão da categoria livre 1,20 metro, enquanto Gabriela, 19 anos, levou a melhor na livre 1 metro, também chegando à frente de alguns dos maiores nomes do hipismo local. O torneio, em homenagem ao cavaleiro e treinador pernambucano Eduardo Falcão, morto ano passado, foi realizado durante a oitava etapa do ranking estadual.
A categoria livre 1 metro foi realizada no sistema americano: cada obstáculo cumprido sem faltas valia dois pontos, enquanto os obstáculos ultrapassados com faltas contavam apenas um ponto. A prova, disputada por 21 conjuntos, começou com Pedro Russo/Rações Irca Ludiness dando a impressão de que venceria fácil, ao atingir um total de 27 pontos sem cometer uma única falta. Pedro só perdeu a liderança para Maria Luíza Paiva/Lusco Fusco, que zerou o percurso com 28 pontos.
Gabriela Duque/Salvador foi o 12º conjunto a entrar na pista. Mostrando ousadia logo no início da prova, Gabriela imprimiu um ritmo forte, fechando bem as curvas, completando a distância em 72s79, com 30 pontos e nenhuma falta, e assegurando o prêmio de R$ 800,00. Marília Lima/Fúria Novip e Maria Luíza Paiva/Lusco Fusco foram os únicos conjuntos a voltar para a tentativa de uma melhor colocação no repique. Marília entrou primeiro na pista, alcançando 28 pontos em 75s43 e ficando com o terceiro lugar. Já Maria Luíza foi a única a terminar com 29 pontos, permanecendo com a segunda colocação.
Se a prova de 1 metro já havia empolgado o público, a de 1,20 metro foi ainda mais imprevisível, com vários conjuntos revezando-se na liderança. Dentre os 18 que disputaram o título, 10 zeraram a primeira passagem, garantindo presença no desempate. Maria Luíza, desta vez montando SL Valentino, novamente chegou perto da vitória, zerando a pista em 33s90. Faltavam apenas Pedro Russo/Rações Irca Gizele eAndré Miranda/Sherazade completarem a prova. E foi justamente Pedro quem deu um verdadeiro show na pista, completando o percurso em 33s31 sem faltas. O segundo lugar ficou novamente com Maria Luíza, com Wéldon Nogueira/Chevalier em terceiro.