São Paulo - Demorou, mas a paz voltou a reinar no Canindé. A Portuguesa apresentou um bom futebol na vitória sobre o Corinthians, por 3 a 2, sábado, pela Copa João Havelange, e voltou a ter chances de classificação. O técnico Lula Pereira, aos poucos, vai conseguindo montar o time que considera o ideal.
Depois de alguns jogos no comando da equipe, Lula passou a ter o cargo constantemente ameaçado. Seu trabalho foi sempre contestado pelos torcedores da Lusa, que o criticavam duramente, chamando-o de burro e pedindo a sua demissão. A diretoria, ao contrário, insistiu em apoiá-lo.
Por ironia do destino, com a vitória de sábado, Lula Pereira aprontou para o técnico adversário. Oswaldo Alvarez foi demitido do comando do Corinthians. O treinador disse que nunca se abateu e agora, após a convincente vitória, volta a ter mais tranqüilidade para trabalhar. O time chegou aos 21 pontos, espantou o "fantasma" de não vencer como visitante e, definitivamente, entrou na briga por uma das 12 vagas.
Está na 15.ª posição, mas tem apenas um ponto a menos do que o Fluminense, 12.º colocado. Para a partida de amanhã, contra o Internacional, no Canindé, Lula Pereira ainda terá alguns desfalques. O zagueiro e capitão Emerson contundiu-se na Venezuela, onde esteve defendendo a seleção brasileira, e está fora do jogo. O mesmo ocorre com o atacante Cléber, que voltou a sentir uma distensão na coxa esquerda contra o Corinthians e ficará aproximadamente 15 dias afastado.