CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ACM dá ultimato a PFL e exige nomes da CPI
Segunda-feira, 09 Outubro de 2000, 20h50

Brasília - O presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), afirmou que espera só até terça-feira da próxima semana para que o PFL indique os nomes dos parlamentares que irão integrar a CPI do Futebol. Na Câmara, a situação é a mesma. Como os nomes dos parlamentares de dois partidos - PTB e PT - ainda não foram escolhidos, o deputado Michel Temer disse que espera até o início da semana a escolha dos integrantes da outra CPI.

De acordo com assessores tanto da Câmara quanto do Senado, dificilmente as duas CPIs serão unidas no início dos seus trabalhos. Mas, no futuro, os parlamentares acham que isso até será possível porque, embora os caminhos delineados de trabalho sejam diferentes, o objetivo é um só: investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para isso, será necessário que futuramente chegue-se a uma fórmula política para fundir as duas CPIs. Assessores das Presidências da Câmara e do Senado acham possível que se encontre essa alternativa.

Antonio Carlos Magalhães advertiu que instalará a CPI na próxima semana, de qualquer maneira, porque este é um anseio da população. "A opinião pública quer essa CPI e, se o PFL não indicar os seus integrantes dentro do prazo, eu indico", declarou ACM. Ele contou que, no último fim de semana, foi à barbearia em Salvador cortar o cabelo e todos no salão "avançaram" exigindo a CPI.

O senador afirmou que não faz restrição ao nome do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) para a relatoria da CPI porque "se ele é bom senador, será bom relator". ACM lembrou que o início dos trabalhos da CPI no Senado só depende da indicação dos membros, enquanto na Câmara faltam o PTB e o PT indicarem seus representantes. Cada um tem direito a duas vagas de titulares e duas suplências.

O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), também queria instalar a CPI essa semana, se todos os partidos fizessem as indicações. Mas como está convencido de que será difícil, anunciou a disposição de esperar até o início da próxima. Por isso, ele quer instalar a CPI na terça ou na quarta, como ACM pretende fazer no Senado.

No caso das indicações da Câmara, o deputado do PT José Genoíno deverá ser um dos integrantes da Comissão, porque ele defende essa CPI há muito tempo. O PT tem seis candidatos para duas vagas, por isso não definiu os nomes.

ACM confirmou hoje que recebeu telefonemas do ex-presidente da CBF, Giulite Coutinho, do presidente de honra da Fifa, João Havelange e do atual presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ele não revelou, porém, o conteúdo das conversas. Esta semana, esta programado um jantar entre a CBF e parlamentares ligados a entidade.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPI do Futebol
Scolari abre mão do sigilo bancário
Scolari bate boca com ACM
Senado faz 1 a 0 na Câmara
Cartola-presidente rebate provocação de ACM
Veja lista completa