São Paulo – Os organizadores do Campeonato Mundial de futsal, que acontece a partir de 18 de novembro na Guatemala, convocaram o juiz brasileiro Sérgio Ricardo Camanho para integrar o quadro de arbitragem da competição. Após 21 de carreira, será seu primeiro Mundial. Foram chamados 18 juízes, sendo quatro da América do Sul.
O paulista Camanho segue para Guatemala no dia 13. Nos três primeiros dias, os juízes serão submetidos a uma bateria de testes físicos. Depois, vão receber aulas para que todos utilizem os mesmos critérios nas partidas.
“Para você evoluir dentro de uma carreira você tem de estabelecer metas e hoje o top do futsal é quem participa de um Mundial. Esse era o grande objetivo da minha carreira. Desde sua criação em 1996, estou no quadro internacional da Fifa e como me mantenho até hoje, acho que esta escolha foi o reconhecimento do meu trabalho”, disse Camanho, de 38 anos. “Eu não tinha o amadurecimento que eu tenho agora como árbitro internacional. Era considerado um bom árbitro, mas ainda não tinha o equilíbrio entre a punição e o bom senso. Com o passar dos anos fui ganhando experiência e também com a observação dos grandes árbitros do Brasil aprendi muito com eles, como o Daniel (Pomeroy), das Dores (Luis Carlos) – árbitro brasileiro que atuou no Mundial da Espanha em 1996 -, Paulo Vecchi e Luis Carlos Fernandes.”