CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gil pode garantir título da Indy neste domingo
Quarta-feira, 11 Outubro de 2000, 18h36
Atualizada: Quarta-feira, 11 Outubro de 2000, 18h46

São Paulo - Gil de Ferran tem duas metas em Surfer’s Paradise, Austrália, neste final de semana: atacar os adversários e manter a pontuação média de 10 pontos por corrida. Se não vencer o campeonato da Fórmula Indy por antecipação na Honda Indy 300, ele espera manter a boa diferença que o separa dos demais concorrentes. O primeiro treino oficial será disputado na madrugada de sexta-feira, entre 2h30 e 3h45. A prova, na madrugada de sábado para domingo, começará às 2h, com transmissão ao vivo pela DirecTV e SBT.

Esta será a décima-edição da corrida de Indy na Austrália. Faltando duas provas para o final da temporada, nove pilotos ainda mantém chances aritméticas de luta pelo título e um prêmio de US$ 1 milhão. O único piloto que poderia vencer o campeonato por antecipação é o brasileiro Gil de Ferran. Ele lidera com 153 pontos, seguido pelo canadense Paul Tracy com 134, Roberto Moreno com 131, Michael Andretti e Adrian Fernandez com 127 e o atual campeão Juan Pablo Montoya, com 122. Estes são os que tem chances maiores. Para vencer, Gil tem que aumentar a diferença em relação ao segundo colocado para 23 pontos. "Não há outra forma possível. Tenho que atacar desde o primeiro treino oficial", explicou Gil de Ferran, antes de viajar para a Austrália no começo da semana.

A Penske, este ano, obteve a maior parte de seus pontos em circuitos mistos ou de rua. Foram 201 pontos nos mistos contra apenas 69 pontos. Por isso a estratégia de Roger Penske é ganhar o campeonato na Austrália ou chegar à Fontana com uma cômoda vantagem, semelhante a atual.

"É claro que se o Jimmy Vasser ou o Max Papis, por exemplo, estiverem na frente não vou me preocupar porque eles estão mais longe. Meus adversários diretos são os que tem mais pontos e podem me superar na última corrida do ano", disse Gil.

Os irmãos Émerson e Wilsinho Fittipaldi, que se encontraram na quinta-feira à noite, em São Paulo, para comemorar os 30 anos da primeira vitória de Émerson na Fórmula 1, jogam suas fichas no Reynard/Honda de Gil de Ferran.

"Ele quase venceu a corrida em Houston. Ele e o carro formam o melhor conjunto. Como Surfer’s Paradise tem um traçado semelhante ao de Houston, acho que ele pode até liquidar o campeonato lá", diz Émerson Fittipaldi.

"O Roger Penske está precisando de um título há um bom tempo (o último foi em 94, com Al Unser Jr.). O Gil está em um ótimo momento e o carro bem acertado. Quando vários fatores combinam, o título é consequência", comenta Wilsinho Fittipaldi.

Émerson Fittipaldi ficará no Brasil e assistirá à corrida de Fontana, dia 29 de outubro, onde discutirá com os dirigentes da Cart a organização da Rio/200, segunda prova do calendário de 2001, marcada para 25 de março. Segundo Émerson, um acordo com a FIA permitiria a transferência da prova de Jacarepaguá do oval para o misto. "O acerto é que a Indy e a F-1 não devem nunca correr no mesmo traçado para evitar comparações entre as duas categorias. Não é mais uma obrigação correr apenas nos ovais fora da América do Norte e de Surfer’s Paradise". A FIA não confirmou a informação. A vantagem de fazer a corrida no misto é que a prova poderá ser disputada normalmente mesmo com a pista molhada ao contrário do que ocorre com o oval.


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Gil de Ferran
Gil de Ferran adota cautela na Austrália
Veja lista completa
Fórmula Indy
GP Brasil da Indy terá traçado misto
Gil pronto para tomar trono de Émerson
Gil de Ferran é terceiro em Houston e ainda lidera
Acompanhe o GP de Houston ao vivo
Veja lista completa