São Paulo - Gil de Ferran tem duas metas em Surfer’s Paradise, Austrália, neste final de semana: atacar os adversários e manter a pontuação média de 10 pontos por corrida. Se não vencer o campeonato da Fórmula Indy por antecipação na Honda Indy 300, ele espera manter a boa diferença que o separa dos demais concorrentes. O primeiro treino oficial será disputado na madrugada de sexta-feira, entre 2h30 e 3h45. A prova, na madrugada de sábado para domingo, começará às 2h, com transmissão ao vivo pela DirecTV e SBT.
Esta será a décima-edição da corrida de Indy na Austrália. Faltando duas provas para o final da temporada, nove pilotos ainda mantém chances aritméticas de luta pelo título e um prêmio de US$ 1 milhão. O único piloto que poderia vencer o campeonato por antecipação é o brasileiro Gil de Ferran. Ele lidera com 153 pontos, seguido pelo canadense Paul Tracy com 134, Roberto Moreno com 131, Michael Andretti e Adrian Fernandez com 127 e o atual campeão Juan Pablo Montoya, com 122. Estes são os que tem chances maiores. Para vencer, Gil tem que aumentar a diferença em relação ao segundo colocado para 23 pontos. "Não há outra forma possível. Tenho que atacar desde o primeiro treino oficial", explicou Gil de Ferran, antes de viajar para a Austrália no começo da semana.
A Penske, este ano, obteve a maior parte de seus pontos em circuitos mistos ou de rua. Foram 201 pontos nos mistos contra apenas 69 pontos. Por isso a estratégia de Roger Penske é ganhar o campeonato na Austrália ou chegar à Fontana com uma cômoda vantagem, semelhante a atual.
"É claro que se o Jimmy Vasser ou o Max Papis, por exemplo, estiverem na frente não vou me preocupar porque eles estão mais longe. Meus adversários diretos são os que tem mais pontos e podem me superar na última corrida do ano", disse Gil.
Os irmãos Émerson e Wilsinho Fittipaldi, que se encontraram na quinta-feira à noite, em São Paulo, para comemorar os 30 anos da primeira vitória de Émerson na Fórmula 1, jogam suas fichas no Reynard/Honda de Gil de Ferran.
"Ele quase venceu a corrida em Houston. Ele e o carro formam o melhor conjunto. Como Surfer’s Paradise tem um traçado semelhante ao de Houston, acho que ele pode até liquidar o campeonato lá", diz Émerson Fittipaldi.
"O Roger Penske está precisando de um título há um bom tempo (o último foi em 94, com Al Unser Jr.). O Gil está em um ótimo momento e o carro bem acertado. Quando vários fatores combinam, o título é consequência", comenta Wilsinho Fittipaldi.
Émerson Fittipaldi ficará no Brasil e assistirá à corrida de Fontana, dia 29 de outubro, onde discutirá com os dirigentes da Cart a organização da Rio/200, segunda prova do calendário de 2001, marcada para 25 de março. Segundo Émerson, um acordo com a FIA permitiria a transferência da prova de Jacarepaguá do oval para o misto. "O acerto é que a Indy e a F-1 não devem nunca correr no mesmo traçado para evitar comparações entre as duas categorias. Não é mais uma obrigação correr apenas nos ovais fora da América do Norte e de Surfer’s Paradise". A FIA não confirmou a informação. A vantagem de fazer a corrida no misto é que a prova poderá ser disputada normalmente mesmo com a pista molhada ao contrário do que ocorre com o oval.