São Paulo – Em uma rodada com baixa média de gols (35 em 20 jogos), as Eliminatórias da Europa para Copa do Mundo de 2002 deixaram Itália e Portugal mais perto de carimbar o passaporte para o Mundial de 2000. A disputa tem nove grupos e apenas o campeão se classifica. Os segundos colocados disputam a repescagem.
Veja o resumo da rodada.
Grupo 1
Jogando em casa, os russos golearam Luxemburgo por 3 a 0, gols de Buznikin , Khokhlov
e Titov. Com isso, lideram com seis pontos ganhos, um a mais que a Eslovênia que, em casa, só empatou com a Suíça, por 2 a 2. Os eslovenos marcaram com Acimovic e Siljak. Para os suíços, Turkyilmaz fez duas vezes. O outro jogo da chave previsto para esta quarta-feira, entre Iugoslávia e Ilhas Faroe, foi adiado por causa da falta de segurança no território iugoslavo.
Grupo 2
Portugal assumiu a liderança da chave com a combinação de resultados. Com gols de Sérgio Conceição e Pauleta marcou 2 a 0 na Holanda na casa dos rivais e subiu para sete pontos ganhos. Os até então líderes estonianos perderam, fora, para a República da Irlanda (gols de Kinsella e Dunne), e estacionaram nos seis pontos.
Grupo 3
A chave teve dois empates: Malta 0 x 0 República Checa e Dinamarca 1 (Sand) x 1 (Berbatov) Bulgária. No outro jogo, Islândia 1 x 0 Irlanda do Norte. Os checos continuam na frente. Agora, com sete pontos.
Grupo 4
Com um gol do artilheiro Sukur, a Turquia derrotou Azerbaijão por 1 a 0 na casa dos rivais e assumiu a liderança com sete pontos ganhos. Está ao lado da Eslováquia que, em casa, não passou do empate sem gols com a
Suécia. O outro jogo da chave, em que a Moldávia recebeu a Macedônia, também terminou em 0 a 0.
Grupo 5
Mesmo tropeçando no País de Gales (0 a 0), a Polônia manteve a ponta com sete pontos ganhos. A Ucrânia, que fez 1 a 0, gol de Andrei Shevchenko, na Noruega, na casa dos rivais, vem atrás com seis, dividindo a vice-liderança com a Bielorússia que, em casa, fez 2 a 1 na Armênia. Khatskevich e Ryndyuk marcaram para os locais.
Khodjoyan descontou.
Grupo 6
Depois de sair perdendo, a Escócia arrancou um empate, por 1 a 1, na Croácia. Os croatas marcaram com Boksic. Gallacher igualou deixando os escoceses na liderança com sete pontos ganhos no único jogo do dia pela chave.
Grupo 7
Israel marcou 3 a 1 na Bósnia-Hezergovina e alcançou a liderança com seis pontos ganhos, ao lado da Espanha, que, na Áustria, empatou em 1 a 1. Os gols israelenses foram assinalados por Berkovic, Katan e Abuksis. Para os bósnios, Akrapovic balançou a rede. Já os austríacos saíram na frente com Herzog. Mas Baraja evitou a derrota espanhola.
Grupo 8
A Itália disparou na ponta com sete pontos ganhos ao marcar, em casa, 2 a 0 na Geórgia. A segunda colocação é da Hungria, com quatro. Coube aos húngaros fazer a maior goleada da rodada. Mesmo atuando na casa dos rivais, assinalaram 6 a 1. Feher (três), Illesmatuck, Horvath e Lisztes marcaram para Hungria. Buitkus fez o gol de honra lituano.
Grupo 9
A Inglaterra voltou a se complicar. Depois de perder em casa diante dos alemães por 1 a 0 no último sábado, ficou no empate sem gol com a Finlândia, fora de casa. Já a Albânia fez 2 a 0 na Grécia, gols de Bushi e Fakaj. Mesmo sem jogar, a Alemanha manteve a ponta com seis pontos.
Clique aqui para ver a classificação completa.