Rio - Caso marque um gol contra o Santos, na partida deste sábado pela Copa João Havelange, na Vila Belmiro, o atacante Romário baterá um recorde na sua carreira: terá feito o maior número de gols em uma temporada. Em 1997, o jogador marcou 61 gols, número igualado este ano no empate com o Vitória, quarta-feira passada, em São Januário.
Outro número impressionante que pode ser alcançado por Romário até o fim do ano é o número de competições em que ele termina como principal artilheiro. Até agora, foram três: o Mundial de Clubes (com três gols), o Torneio Rio-São Paulo (12) e o Estadual (19).
Dos três campeonatos que disputa atualmente, o atacante é o artilheiro em dois. Ele já marcou cinco gols na Copa Mercosul e sete nas Eliminatórias da Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira. Na Copa João Havelange, o vascaíno tem 13 gols e está a apenas um de Dill, do Goiás.
Nesta competição, Romário poderá ultrapassar o artilheiro em breve, já que o Vasco tem dois jogos a menos em relação ao Goiás. Nas Eliminatórias, o atacante deverá ser convocado para o jogo contra a Colômbia, em novembro, mas depois ficará na expectativa pelo novo treinador. A situação mais difícil é na Copa Mercosul, em que seu time corre o risco de ser eliminado na primeira fase. Além disso, Romero, do Peñarol, e André, do Atlético-MG, também têm cinco gols e devem prosseguir na competição.
Em 1997, dos 61 gols de Romário, 35 foram feitos pelo Flamengo, 19 pela Seleção Brasileira e sete pelo Valencia, onde enfrentou problemas de contusão e atuou em poucas partidas.