CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Calendário
 Classificação
 Olha Eu Aqui
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japoneses prometem esquentar o circo da F-1
Sexta-feira, 13 Outubro de 2000, 19h26

São Paulo - Além das disputas Michael Schumacher versus Mika Hakkinen e Ferrari versus McLaren, a Fórmula 1 deverá oferecer a partir de 2002 uma luta de gigantes: Honda versus Toyota. Os japoneses da Honda estão cogitando seriamente a possibilidade de adquirir a equipe BAR, para quem já fornecem motores, a fim de competir com time próprio contra a Toyota, que estreará sua escuderia na Fórmula 1 em 2002.

Quando se tem em conta que a produção anual de veículos de série da Honda representa quase que a totalidade do que se fabrica no Brasil ao longo de um ano, torna-se mais claro compreender as razões de a empresa planejar um confronto direto com a Toyota nas pistas. Se a Honda é grande, a Toyota é no mínimo três vezes maior. Essa disputa é no fundo por fatias do mercado onde as duas têm seus produtos, ou seja, quase no mundo inteiro.

"Temos de pensar no futuro, sem dúvida", afirma Takefumi Hosaka, diretor do programa de Fórmula 1 da Honda. "A nossa decisão, porém, dependerá do nível de competitividade de nosso chassi", disse. Na temporada que acaba dia 22 na Malásia, a Honda e o departamento técnico da BAR, coordenado por Malcolm Oastler, desenvolveram pesquisas conjuntas na área da aerodinâmica. "A partir de 2001 nosso envolvimento se estenderá à concepção das suspensões e estudos de novos materiais", conta Hosaka.

O projeto de adquirir a BAR pode ir ao encontro do que deseja a British American Tobacco (BAT), proprietária de 50% da equipe. Sabe-se que antes de 2006, último ano em que será permitida a publicidade de cigarros na Fórmula 1, a BAT deverá comercializar seu time. Na Inglaterra comenta-se que a BAT poderia vender antes do prazo previsto sua cota acionária na BAR, mas não deixaria a Fórmula 1. A BAT passaria a investir como patrocinadora no projeto até a proibição da propaganda tabagista estabelecer-se.

A Toyota já está colocando um bom dinheiro na Fórmula 1. O seu motor V-10 está, há dois meses, sendo testado no banco de provas da empresa, em Colônia, na Alemanha. Na mesma cidade alemã os japoneses constróem uma sede das dimensões e recursos tecnológicos da edificada pela McLaren em Woking, na Inglaterra. Em março, o experiente Mika Salo, contratado para ser piloto de testes em 2001, começará os trabalhos de pista do carro da Toyota, cujo projeto está sendo coordenado por Andre De Cortanze, experiente técnico da Fórmula 1.


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Histórias da Fórmula 1
Schumacher agradece apoio de Todt em 99
Lotus-72 fez história na F-1
Veja lista completa