Tóquio - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten encerrou sua primeira experiência profissional no Japão, ao cair nas quartas-de-final do Torneio de Tóquio diante do eslovaco Dominik Hrbaty. Agora, voltará para o Brasil, onde buscará recuperar-se fisicamente visando o final da temporada.
Neste sábado, Guga estava melhor da gripe que, segundo ele, provocou sua eliminação. Sua idéia agora é permanecer no Brasil para se preparar para o Masters Series de Stuttgart, que começa no dia 30.
"Foi muito agradável visitar o Japão, uma grande experiência", disse o tenista. "Desfrutei muito, me surpreendeu a forma como fui tratado. Sou conhecido aqui. Quem sabe volte para conhecer melhor o país."
A atuação de Guga esta semana foi suficiente para aumentar sua vantagem em relação aos perseguidores mais diretos na Corrida dos Campeões da ATP (associação de tenistas profissionais), já que perderam em rodadas iniciais dos torneios em que estiveram envolvidos, casos do russo Marat Safin, do sueco Magnus Norman, do russo Yevgueni Kafelnikov e do espanhol Alex Corretja, eliminados em Viena. Além disso, Pete Sampras, Lleyton Hewitt e Andre Agassi não entraram em quadra. Sem tomar em conta os resultados da semana que termina, Guga despontaria na liderança do ranking a ser divulgado na próxima segunda com 645 pontos, seis de vantagem sobre Safin.