São Paulo – Em uma corrida com muitas batidas e bandeiras amarelas, Gil de Ferran contou com a sorte e acabou a prova na Austrália na liderança do Mundial de Indy mesmo abandonando na primeira volta. Resta apenas uma corrida para o final da temporada.
O campeão do GP da Austrália foi o mexicano Adrian Fernandez, seguido pelo sueco Kenny Brack e pelo americano Jimmy Vasser. Em quarto lugar ficou Cristiano da Matta, em 6º Helio Castro Neves e, em 8o, Tony Kanaan.
Com este resultado, Gil, que abandonou a prova na primeira volta, continua na frente com 153 pontos, Em segundo aparece Fernandez, com 148. Logo atrás vem Brack, com 134, ao lado do canadense Paul Tracy. A última corrida vai ser a 500 milhas no GP da Califórnia, dia 29.
Assim, Gil, que tinha vantagem de 14 pontos sobre o segundo colocado antes da prova australiana _Tracy_, viu cair a diferença para cinco pontos já que além dos 20 pontos pela vitória, o mexicano ganhou mais um ponto extra por ter liderado o maior número de voltas.
Depois de errar feio e dar uma batida no pole Juan Pablo Montoya, da Colômbia, Gil acabou saindo da prova. Para sua sorte, porém, seus dois principais concorrentes antes da corrida, também falharam. Paul Tracy caiu na 48º volta após bater e Roberto Pupo Moreno, na 45ª, após errar na freada.
A corrida terminou pelo tempo (2 horas) com 59 voltas de um total de 65.
O canadense Paul Tracy, que liderou a corrida por muito tempo depois da saída de Ferran e do americano Michael Andretti, bateu no carro do espanhol Oriol Servia e abandonou. Tracy tem 134 pontos e continua com chances de ser campeão. Outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, que está com 131 pontos, chocou-se contra o muro e também parou, e segue com possibilidades remotas de chegar ao título.
Confira a classificação da prova