Porto Alegre - Gil de Ferran, da Penske, tem duas metas em Surfer’s Paradise, na Austrália, neste final de semana: atacar os adversários e manter a pontuação média de 10 pontos por corrida. Se não vencer o campeonato da F-Indy por antecipação, ele espera manter a boa diferença que o separa dos adversários. A prova, na madrugada de sábado para domingo, começará às 2h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela DirecTV e SBT.
Nove pilotos ainda mantêm chances matemáticas na luta pelo título. O único que poder vencer o campeonato neste fim de semana é Gil. Ele lidera com 153 pontos, seguido de Paul Tracy, com 134, Roberto Pupo Moreno, com 131, Michael Andretti e Adrian Fernandez, ambos com 127. Para vencer, Gil tem que aumentar a diferença em relação ao segundo colocado para 23 pontos.
“Não há outra forma possível. Tenho que atacar desde o primeiro treino oficial”, disse Gil.
Neste ano, a Penske obteve a maior parte de seus pontos em circuitos mistos ou de rua, como o de Surfer’s Paradise. Foram 201 pontos nos mistos contra apenas 69 nos ovais. Por isso a estratégia de Roger Penske é ganhar o campeonato na Austrália ou chegar à Fontana (oval) com uma cômoda vantagem, semelhante à atual.