Belo Horizonte - O técnico Luiz Felipe Scolari vai ser obrigado a mexer na equipe do Cruzeiro para o jogo contra o Palmeiras, amanhã, no Parque Antártica, em São Paulo, pelo Módulo Azul da Copa João Havelange. A defesa é o setor afetado para esta partida decisiva para os planos de classificação do Cruzeiro à próxima fase da competição. A equipe só precisa de uma vitória para atingir a pontuação mínima considerada necessária para garantir a vaga, 34 pontos. O zagueiro Cléber, expulso contra o Fluminense, e o lateral-direito Rodrigo, que recebeu o quinto cartão amarelo, estão suspensos.
Scolari ainda não definiu os seus substitutos, mas é provável que escale Marcelo Djian na zaga e improvise o volante Marcos Paulo na lateral direita. “Para a defesa, temos o Djian e o Luisão. Mas para a lateral seremos obrigados a improvisar, já que não temos um jogador especialista para aquela posição. Fica um pouco mais complicado", reconhece Scolari, que pretende, no treino de hoje, resolver o problema. Além de Marcos Paulo, outra opção para a lateral é o também volante Cléber Monteiro.
Marcos Paulo, no entanto, é o mais cotado para ocupar a posição contra o Palmeiras. Isso porque ele já foi escalado nos 25 minutos finais da derrota para o Fluminense, por 2 a 1, domingo, no Maracanã. O volante garante que está mais adaptado à posição do que nos jogos anteriores. “É difícil, mas venho sendo utilizado naquela função desde a época do Levir Culpi (técnico do clube nas temporadas 1998 e 99) e também com o Marco Aurélio (que comandou o time no início de 2000). É preciso ter, porém, muito cuidado com a marcação e também senso de cobertura", explica. Ele conta que atuou como lateral quatro vezes, contra Vila Nova, Botafogo/RJ, São Paulo e Coritiba.
Amanhã vão ser julgados pela Comissão Disciplinar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o zagueiro Cris, incurso no Artigo 309 (jogada violenta) do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), com pena variável de uma a três partidas, e o apoiador Sérgio Manoel, pelo Artigo 308 (atitude antidesportiva).
Para alívio de Scolari, eles estarão à disposição para o jogo contra o Palmeiras amanhã, pela falta de tempo hábil para comunicação das punições à Federação Mineira de Futebol (FMF) e ao Cruzeiro. No entanto, deverão ser problemas para a partida contra Portuguesa, no próximo dia 28.
O vice-presidente de futebol do clube, Alvimar Oliveira Costa, esteve ontem na CBF, no Rio de Janeiro. Ele se reuniu com o secretário-geral da entidade, Marco Antônio Teixeira, oficializando protesto contra as arbitragens na Copa João Havelange, principalmente contra o Fluminense, sob a alegação de que o árbitro paulista Alfredo Leobeling teve atuação desastrosa, com interferência no resultado, ao deixar de marcar um pênalti em Sérgio Manoel. A partida terminou em 2 a 1 para a equipe carioca. O técnico Luiz Felipe Scolari vem queixando-se bastante das arbitragens dos árbitros paulistas.
Mudanças na tabela - Duas partidas do Cruzeiro foram remanejadas ontem pelo Comitê Executivo da Copa João Havelange. O jogo contra o Flamengo, que seria disputado dia 8 de novembro, foi transferido para o dia 10; e a partida contra a Ponte Preta, inicialmente programada para o dia 11, foi adiado para o dia 12.