Santiago - Começa nesta terça-feira o 8º campeonato Mundial de Atletismo de Juvenis, para atletas com menos de 20 anos. A competição será disputada no Estádio Nacional, em Santiago, e terá a participação de cerca de 1.200 atletas, de cerca de 150 países.
O Brasil está na capital chilena com 24 atletas - 14 no masculino e 10 no feminino.
Neste primeiro dia, oito nomes da equipe brasileira estréiam: Bruno Tiago Campo (preliminar dos 100m), Maila de Paula Machado (preliminar dos 100m com barreiras), Perla Regina dos Santos (preliminar dos 400m), Thatiana Regina Ignácio (preliminar dos 100m), Laurice Cristina Felix (qualificação do salto em distância), Fernanda Aguilar Rezende (arremesso do peso final), Lucélia Oliveira Peres e Valquíria Santos (5.000m final).
Nos 100m com barreiras, Maila de Paula Machado, de 19 anos, tem boas chances de ganhar um lugar na final. Ela marcou 13.25 este ano, novo recorde sul-americano para a categoria e agora é a terceira melhor atleta do continente na história da prova (à sua frente estão apenas a brasileira Maurren Higa Maggi, que tem 12.86, e a equatoriana Nancy Valencila, que tem 13.16).
O Mundial de Juvenis deste ano será estrelado por três ganhadores de medalhas nos Jogos Olímpicos de Sydney: Kamila Skolimowska (Polônia), ouro no lançamento do martelo, Verônica Campbell (Jamaica), prata no revezamento 4 x 100m; Nduka Awazie (Nigéria), bronze no revezamento 4 x 400m masculino.
Além dos atletas que estréiam nesta terça-feira, os demais brasileiros em Santiago são: José Alessandro Bagio (marcha 10.000m), Tiago Carahiba Dias (salto em distância), Anselmo Gomes da Silva (110m com barreiras), Eliseu Vianna de Sena (400m com barreiras), William Pereira da Silva (400m com barreiras), Mateus Bordinhao Monari (arremesso do peso), Jessé Farias de Lima (salto em altura), Jefferson Dias Sabino (salto em distância e salto triplo), Marcelo Aparecido da Costa (salto triplo), Alexon dos Santos Maximiano (lançamento do dardo), Mateus Facho Inocêncio (110m com barreiras), Ivan Scolfaro Caetano da Silva (decatlo), Fernando Alex Fernandes (3.000m com obstáculos), Fabiana de Almeida Murer (salto com vara), Renata Rezende de Figueiredo (lançamento do disco), Keila Costa (salto triplo).