Londres - O Leeds United vai enfrentar nesta quarta-feira o Besiktas pela Copa dos Campeões. Muito mais do que um simples jogo, o encontro vai marcar o retorno do time inglês a Istambul, após os conflitos verificados no primeiro semestre na cidade turca envolvendo seguidores do clube.
Na ocasião, dois deles foram assassinados em confronto com torcedores do Galatasaray, nos momentos que antecederam o primeiro jogo por uma das semifinais da Copa da Uefa.
As imagens seguem vivas na mente dos jogadores do Leeds. Segundo o presidente do clube, Peter Ridsdale, nada poderá reparar os danos do mês de abril.
Para evitar incidentes, a polícia turca colocará em ação um amplo dispositivo de segurança. Os 180 seguidores do Leeds que irão para Istambul não poderão consumir bebidas alcoólicas nas três horas que precederem o jogo contra o Besiktas.
O Leeds lidera o grupo H da Copa dos Campeões. Por isso, viajará com moral, especialmente após ter goleado seu adversário deste meio de semana por 6 a 0 no estádio Elland Road, em setembro. Um triunfo levaria o Leeds para perto da segunda fase. Um sonho antes do início da Liga, já que as duas outras agremiações do grupo são os supercampeões Milan e Barcelona.
O Besiktas é o penúltimo da chave. Em 19 de setembro último, ganhou do Barcelona por 3 a 0. Por isso, nada tem a perder diante dos britânicos. O holandês Jan Wegereef apitará o jogo.