São Paulo - A tocha das Paraolimpíadas chegou a Sydney na terça-feira após 12 dias de viagem pela Austrália. Na quarta-feira, a pira será acesa no Estádio Olímpico e dará início aos 11 dias de competições.
A cerimônia de abertura da 11ª edição dos Jogos Paraolímpicos está marcada para começar por volta das 7h(horário de Brasília). Serão quatro mil atletas de 125 países reunidos em Sydney.
Os 18 esportes que estão no programa destas Paraolimpíadas foram determinados pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI) nos Jogos Paraolímpicos de Atlanta, em 1996. As novas modalidades que distribuem medalhas neste ano são o rugby e o iatismo, esportes de demonstração em Atlanta.
Os outros são arco e flecha, atletismo, basquete (em cadeiras de rodas e para deficientes mentais), bocha, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, judô, halterofilismo, tiro, natação, tênis de mesa, tênis e vôlei (em pé e sentado).
Segundo os organizadores, as Paraolimpíadas de Sydney serão o segundo maior evento esportivo do ano no mundo. Mais de 50 países deverão ter alguma forma de cobertura do evento, a maior parte diária.
A palavra Paraolímpico vem de paralelo, e não de paraplégico, e significa Jogos paralelos às Olimpíadas.