CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gil de Ferran confiante no desempenho em Fontana
Terça-feira, 17 Outubro de 2000, 18h38
Atualizada: Terça-feira, 17 Outubro de 2000, 18h52

São Paulo - De volta aos Estados Unidos, Gil de Ferran quer esquecer o que aconteceu domingo em Surfer’s Paradise, na Austrália, quando perdeu a chance de conquistar o título da Fórmula Indy por antecipação.

Na entrada da primeira chicane, logo depois da largada, o Reynard/Honda de Gil bateu no Lola/Toyota de Juan Pablo Montoya, tirando os dois pilotos da prova. A decisão do campeonato ficou para as 500 Milhas de Fontana, dia 29 de outubro, na Califórnia.

"Ainda estou na liderança e com chances de vencer o campeonato. Fiquei muito feliz com o teste que fiz em Fontana antes da corrida de Houston. Já temos, portanto, o set up ideal para a pista", diz o piloto brasileiro. Gil cravou 235 milhas por hora (378,115 km/h). Scott Pruett, pole de 99 em Fontana, marcou o tempo de 235,398 milhas/h (378,755 km/h).

Gil de Ferran, antes da prova da Austrália, tinha 19 pontos de vantagem em relação ao canadense Paul Tracy, o segundo colocado do campeonato. Depois de Surfer’s Paradise, Gil manteve a liderança mas agora tem apenas 5 pontos mais do que o mexicano Adrian Fernandez, que venceu a corrida e assumiu a vice-liderança. "Vou brigar com o Adrian. Vai ser assim a prova de Fontana", comenta.

Na sua versão do acidente, Gil nega que tenha tentado ganhar a ponta na entrada da chicane, superando Montoya: "Foi o contrário. Eu estava com meio carro na frente mas senti que seria arriscado tentar ultrapassá-lo. O Montoya é um leão. Então decidi frear antes. Eu estava quase encostado no muro. O Montoya acelerou e a roda traseira direita do carro dele pegou na minha roda dianteira esquerda. Como eu disse para a televisão americana, isso acontece nas corridas. Não há culpados". Gil vai explicar isso a Émerson Fittipaldi, para quem o piloto brasileiro cometeu um erro fatal.

Fora Gil de Ferran e Adrian Fernandez, Paul Tracy e Kenny Brack, 19 pontos atrás, têm chances de conquistar o título. Já para Roberto Moreno e Jimmy Vasser, 22 pontos atrás, as possibilidades são remotas. Esse é o máximo de pontos que um piloto pode fazer em uma corrida da Indy, ganhando a prova, fazendo a pole e marcando o maior número de voltas na liderança.

O piloto da Penske lembra que a corrida da Austrália também serviu para eliminar alguns possíveis candidatos ao título como Michael Andretti e Juan Pablo Montoya, além de deixar Roberto Moreno e Jimmy Vasser com chances mínimas.

Sobre a última corrida, as 500 Milhas no oval de Fontana, Gil analisa: "É uma corrida longa, de difícil previsão. Deveremos ter entre 5 e 7 paradas no box. Nossa tática será simples. Vou tentar ficar na frente do Adrian todo o tempo. E contando com a ajuda do meu companheiro de equipe, Hélio Castro Neves, no que for possível".

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula Indy
Maurício Gugelmin aposta em Gil de Ferran
Gil de Ferran culpa Montoya por batida
Emerson diz que Gil errou na Austrália
Confira a classificação do GP da Austrália da Indy
Veja lista completa
Gil de Ferran
Maurício Gugelmin aposta em Gil de Ferran
Gil de Ferran culpa Montoya por batida
Emerson diz que Gil errou na Austrália
Gil de Ferran sai conformado da Austrália
Veja lista completa