São Paulo - De volta aos Estados Unidos, Gil de Ferran quer esquecer o que aconteceu domingo em Surfer’s Paradise, na Austrália, quando perdeu a chance de conquistar o título da Fórmula Indy por antecipação.
Na entrada da primeira chicane, logo depois da largada, o Reynard/Honda de Gil bateu no Lola/Toyota de Juan Pablo Montoya, tirando os dois pilotos da prova. A decisão do campeonato ficou para as 500 Milhas de Fontana, dia 29 de outubro, na Califórnia.
"Ainda estou na liderança e com chances de vencer o campeonato. Fiquei muito feliz com o teste que fiz em Fontana antes da corrida de Houston. Já temos, portanto, o set up ideal para a pista", diz o piloto brasileiro. Gil cravou 235 milhas por hora (378,115 km/h). Scott Pruett, pole de 99 em Fontana, marcou o tempo de 235,398 milhas/h (378,755 km/h).
Gil de Ferran, antes da prova da Austrália, tinha 19 pontos de vantagem em relação ao canadense Paul Tracy, o segundo colocado do campeonato. Depois de Surfer’s Paradise, Gil manteve a liderança mas agora tem apenas 5 pontos mais do que o mexicano Adrian Fernandez, que venceu a corrida e assumiu a vice-liderança. "Vou brigar com o Adrian. Vai ser assim a prova de Fontana", comenta.
Na sua versão do acidente, Gil nega que tenha tentado ganhar a ponta na entrada da chicane, superando Montoya: "Foi o contrário. Eu estava com meio carro na frente mas senti que seria arriscado tentar ultrapassá-lo. O Montoya é um leão. Então decidi frear antes. Eu estava quase encostado no muro. O Montoya acelerou e a roda traseira direita do carro dele pegou na minha roda dianteira esquerda. Como eu disse para a televisão americana, isso acontece nas corridas. Não há culpados". Gil vai explicar isso a Émerson Fittipaldi, para quem o piloto brasileiro cometeu um erro fatal.
Fora Gil de Ferran e Adrian Fernandez, Paul Tracy e Kenny Brack, 19 pontos atrás, têm chances de conquistar o título. Já para Roberto Moreno e Jimmy Vasser, 22 pontos atrás, as possibilidades são remotas. Esse é o máximo de pontos que um piloto pode fazer em uma corrida da Indy, ganhando a prova, fazendo a pole e marcando o maior número de voltas na liderança.
O piloto da Penske lembra que a corrida da Austrália também serviu para eliminar alguns possíveis candidatos ao título como Michael Andretti e Juan Pablo Montoya, além de deixar Roberto Moreno e Jimmy Vasser com chances mínimas.
Sobre a última corrida, as 500 Milhas no oval de Fontana, Gil analisa: "É uma corrida longa, de difícil previsão. Deveremos ter entre 5 e 7 paradas no box. Nossa tática será simples. Vou tentar ficar na frente do Adrian todo o tempo. E contando com a ajuda do meu companheiro de equipe, Hélio Castro Neves, no que for possível".