São Paulo - O polonês Andrew Golota é 17 centímetros mais alto e cinco quilos mais pesado do que Mike Tyson. Para o ex-campeão mundial, Golota é "apenas um baixinho, nada mais do que isso".
Tyson disse em Detroit, onde lutará sexta-feira, que já enfrentou adversários altos como Golota e não teve problemas. "Lou Savarese é alto e foi logo para o chão."
Os dois pugilistas prometem um combate limpo. Golota já perdeu duas lutas para Riddick Bowe pela prática de golpes baixos. Tyson, além de arrancar um pedaço da orelha de Evander Holyfield, já derrubou um juiz e acertou adversários depois de soado o gongo.
No jogo de desafios entre os dois lutadores, Golota admitiu que sempre fica apreensivo antes de um combate. Tyson retrucou que não teme nada que vê pela frente, "nem uma faca, nem a máfia".
Golota lamentou que luta não seja válida pelo título mundial de uma entidade respeitada no boxe. Disse que, para ele, ela será uma semifinal. "Quem vencer terá condições de desafiar um campeão mundial."
Tyson tem um currículo bem superior ao de Golota. Já foi campeão mundial unificado e enfrentou os maiores lutadores de sua época; Golota nunca conquistou um título e foi derrotado pelos adversários de melhor categoria –como Riddick Bowe, Lennox Lewis e Michael Grant. Para Tyson, a luta é mais importante, já que Golota é um franco-atirador.
Tyson é o sexto colocado do ranking da Associação Mundial de Boxe, cujo campeão é Evander Holyfield. No Conselho Mundial de Boxe, Tyson é o segundo no ranking dos pesados. O campeão é Lennox Lewis e o primeiro colocado o neozelandês David Tua.
Lewis e Tua lutarão em 11 de novembro. Se vencer Golota, Tyson poderá aparecer como primeiro colocado do ranking, em dezembro. E se credenciaria para disputar o título com o vencedor do combate entre Lewis e Tua. O atual campeão é o melhor pesado do momento e grande favorito desse combate.
Andrew Golota é apenas o 11.º colocado do CMB. Se conseguir a façanha de vencer Tyson, deverá subir diversas posições, aparecendo em novembro entre os cinco primeiros colocados do ranking.
A Arena de Auburn Hills, subúrbio de Detroit, no Estado de Michigan, deverá receber um público de cerca de 20 mil pessoas para a luta de sexta-feira. Na entrevista de quarta, Tyson gabou-se do interesse do público. "Não tenho problemas com o público. Sempre luto com todos os ingressos vendidos. Não é todo mundo que consegue isso. Vamos ver quantas pessoas o Lewis e o Tua conseguirão reunir para a luta deles."
Golota ajudou a promover o combate, garantindo que lutará como na época de seus primeiros combates nos Estados Unidos. Entre 1992 e 95, Andrew Golota demoliu adversários, lutando com violência e acumulando nocautes. Depois das derrotas para Riddick Bowe, Golota perdeu sua principal característica de atacar sempre, usando a velocidade e o preparo físico.
"Perdi a luta para Michael Grant (novembro de 99) porque fui descuidado. Dei uma aula de boxe naquele combate. Foi o início de minha recuperação. Agora quero provar isso contra Tyson", disse o polonês.