São Paulo - Deu empate na primeira rodada do desafio Brasil x Estados Unidos de vôlei de praia, que começou nesta sexta-feira na Costa do Sauípe, na Bahia. No primeiro jogo, a dupla norte-americana medalha de ouro em Sydney, Blanton e Fonoimoana, venceu os brasileiros Tande e Emanuel, em jogo dos mais disputados, por 2 sets a 1, com parciais de 25-19, 19-25 e 16-14, em 80 minutos.
"Enfrentamos uma dupla diferente e um novo sistema de jogo, mas foi uma boa estréia", disse Blanton.
Sobre o novo sistema, contagem de 25 pontos por rali -sem vantagem- Emanuel disse que ficou mais difícil. "No início, fiquei preocupado com o placar", declarou. Emanuel, que está jogando ao lado de Tande, já que seu companheiro Loiola está contundido, elogiou o novo parceiro neste desafio: " É sempre bom jogar com alguém experiente como o Tande. Dá muita confiança. Lógico que falta conjunto, por isso temos que jogar muito mais para compensar isso".
No segundo jogo, o Brasil empatou o desafio com a vitória de Zé Marco e Ricardo sobre Ceman e Whitmarsh por 2 sets a 0- parciais de 25-21 e 25-16, em 50 minutos. Foi a primeira vez que a dupla de prata do Brasil enfrentou esta dupla norte-americana: "Só tínhamos jogado contra o Whitmarsh. No começo, estudamos a maneira de jogar dos dois e conseguimos impor nosso ritmo". Emanuel estranhou o novo sistema de jogo, adotado pela primeira vez no desafio. "O vôlei de praia está cada vez mais diferente, tem de se adaptar sempre e não dá para ter sequência. Acho que a idéia é acelerar, mas na minha opinião não ficou com a mesma plástica".
Na segunda rodada, o desafio será 4 x 4. Às 9h30 deste sábado, Emanuel, Tande, Zé Marco e Ricardo jogam contra Ceman, Whitmarsh, Blanton e Fonoimoana. No domingo jogam as duplas de hoje, mas com adversários trocados.