Rio - A rodada desta quarta-feira da Liga dos Campeões Europeus pode classificar cinco equipes na penúltima rodada da primeira fase. Real Madrid, Lazio e Arsenal já garantiram suas vagas respectivamente nos Grupos A, B e C, que, junto com o Grupo D, poderá ter meros amistosos na última rodada.
Grupo A
Já classificado para a próxima fase, o Real Madrid deve poupar vários titulares para enfrentar o Sporting de Lisboa, que tem como única pretensão chegar em terceiro e se classificar para a Copa da Uefa. A partida, que será realizada no Santiago Bernabeu, em Madri, marcará o reencontro pela segunda vez seguida de Luis Figo com uma ex-equipe sua. No fim de semana, ele enfrentou o Barcelona pelo Campeonato Espanhol.
Na Alemanha, o Spartak de Moscou precisa de apenas um empate com o Bayer Leverkusen de Zé Roberto para garantir uma vaga. O Real Madri lidera a chave, com dez pontos, seguido de Spartak (com nove), Bayer (três) e Sporting (um).
Grupo B
A Lazio recebe o Shakhtar Donetsk em Roma precisando de uma vitória para chegar à última rodada já classificado. O técnico Sven Goran-Eriksson não poderá contar com o zagueiro Mihajlovic, suspenso por usar insultos racistas no jogo contra o Arsenal.
Em Londres, o time de Silvinho pega o Spartak de Praga, que ainda mantém a esperança de conseguir uma vaga na próxima fase. O Arsenal tem dez pontos no grupo, contra sete da Lazio e três do Shakhtar Donetsk e do Spartak.
Grupo C
Tentando manter 100% de aproveitamento na chave, o Valencia joga na Grécia contra o Olimpiakos, que garante a classificação com uma rodada de antecedência se vencer. O líder do Campeonato Espanhol, que vai poupar alguns titulares, soma 12 pontos, seis a mais do que o Olimpiakos.
Na torcida pelos gregos, estão Heereveen e Olympique de Lyon, que têm três pontos e se enfrentam na Holanda. O time de Edmílson e Sonny Anderson conseguiu sua única vitória na Liga justamente contra o Heereveen, na França, na primeira rodada.
Grupo D
O Grupo D é o mais equilibrado dentre os quatro em disputa nesta quarta-feira. Na Áustria, o Sturm Graz, que tem seis pontos, tenta ultrapassar o líder Glasgow Rangers, que tem sete. Na França, o Monaco busca a sobrevivência na competição com uma vitória sobre o Galatasaray, que não terá o goleiro Taffarel, com uma lesão no ombro. Os outros brasileiros da equipe, Capone e Jardel, estarão em campo. Os franceses têm três pontos, quatro a menos do que os turcos.