São Paulo - A Fifa não confirma a participação do Corinthians no próximo Mundial de Clubes, que será disputado em 2001 na Espanha. O Comitê Organizador do Mundial, em reunião com Angel Maria Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol, nesta quarta-feira, em Zurique, decidiu apenas passar de oito para 12 o número de clubes participantes.
Na nova distribuição de vagas, a Fifa não garantiu a participação do atual campeão do torneio - o Corinthians -, como se especulou no último congresso da entidade, em agosto, em Los Angeles.
Na distribuição das vagas, cada confederação terá direito a dois clubes. O comitê decidiu que Europa, América do Sul, Ásia, África e Concacaf (Américas Central e do Norte) devem escolher seus dois representantes. A Oceania terá apenas um time e a Espanha, como país-sede, entra com um clube. Dia 31 de janeiro de 2001 encerra-se o prazo que a Fifa concedeu às confederações para que escolham seus dois representantes.
A disputa pelas duas representações da América do Sul deve render muita discussão. Nicolas Leoz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), havia anunciado que o Palmeiras estava garantido na competição como campeão da Libertadores de 99. O outro participante seria o Boca Juniors, dono do título sul-americano de 2000.
"Temos a garantia da Sul-Americana de que vamos participar do Mundial de Clubes de 2001, direito assegurado com a conquista da Libertadores ano passado", comentou Mustafá Contursi, presidente do Palmeiras, em recente entrevista no Parque Antártica.
Com Palmeiras e Boca Juniors ocupando as vagas da América do Sul, o Corinthians ficaria fora da competição. Dirigentes da Conmebol, procurados ontem pelo JT, não responderam sobre a decisão da Fifa de não garantir a participação do Corinthians no Mundial de Clubes de 2001.
Os direitos de televisão na América do Sul devem ser negociados pelo consórcio T & T - Traffic, do Brasil, e Torneos & Competenceas, da Argentina. Com Palmeiras e Boca Juniors participando do Mundial, os mercados brasileiro e argentino estariam assegurados. Se a Conmebol decidir que as duas vagas serão de Palmeiras e Corinthians, a T & T terá muitas dificuldades para negociar a transmissão do torneio na Argentina.
Quem se beneficiou com a decisão do Comitê Organizador foi a Espanha. O presidente da Federação, Angel Villar, afirmou ontem que a Uefa prometeu uma das duas vagas da Europa a um clube espanhol - o candidato mais forte é o Real Madrid, atual campeão europeu de clubes.
Assim, a Espanha terá dois representantes no Mundial: o Real Madrid e, provavelmente, o Barcelona. O Deportivo La Coruña, atual campeão espanhol, também tem boas chances.
A Fifa definiu que a competição será disputada de 29 de julho a 12 de agosto. Cabe agora à Federação Espanhola de Futebol indicar as cidades que serão sedes do torneio. Com oito clubes, o Mundial seria realizado em duas cidades. Passando para 12 times, é bem provável que a competição terá até quatro sedes.