CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Últimas Notícias
 Futsal
 Atletismo
 Natação
 Surfe
 Boxe
 Radicais
 Olímpicos
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seleção de futebol vai treinar em Aracaju
Quinta-feira, 26 Outubro de 2000, 15h12

São Paulo - A seleção brasileira de futsal desembarca em Aracaju na tarde desta sexta-feira para continuar seus preparativos rumo ao Campeonato Mundial na Guatemala, que será disputado entre os dias 18 de novembro e 3 de dezembro.

Dando prosseguimento a este trabalho, o Brasil terá mais um teste no domingo: a seleção enfrentará no Desafio Internacional a Costa Rica – que também estará no Mundial -, às 10 horas, no ginásio Constâncio Vieira –a TV Globo transmite a partida ao vivo para todo o país.

O Brasil ainda tinha programado para a noite desta quinta-feira, às 22 horas, seu segundo amistoso diante da seleção Potiguar, no ginásio Machadão, em Natal. Na noite da última quarta-feira, a equipe brasileira goleou o selecionado de Mossoró por 9 a 1, na quadra do Sesc, em Mossoró (RN). Os gols da vitória foram marcados por Vander Carioca (2), Manoel Tobias, Schumacher, André, Falcão, Fininho, Índio e Anderson. Walmir descontou para o selecionado do Rio Grande do Norte.

Desde o início da preparação da seleção há quase duas semanas em Fortaleza, o técnico do Brasil Vander Iacovino vem dando ênfase ao desenvolvimento do trabalho de marcação. O treinador sempre afirma em suas entrevistas que está sempre aprimorando esta característica com os jogadores, principalmente, na parte de marcação de retorno.

A diferença entre a regra internacional e a brasileira obrigou o treinador a ter prioridade sobre este trabalho. De acordo com a Fifa existem duas formas do goleiro "atravessar" a bola (quando a bola ultrapassa a linha divisória e toca a quadra adversária): caso o goleiro realize uma defesa ou receba a bola, legalmente, de um companheiro e também na cobrança de tiro do meta. Na regra nacional, neste último caso, para que haja seqüência normal é necessário que a bola toque o piso na meia quadra do goleiro executante ou em qualquer atleta dentro de sua quadra.

"As regras evoluíram e nós temos de caminhar junto com todas elas. Tenho enfocado muito a importância deste retorno com rapidez para a nossa quadra e com o posicionamento e o deslocamento do adversário. Esta é uma arma que tem sido muito usada pelos nossos rivais e temos de ter mais cuidado ainda, pois em quadras oficiais (20m x 40m), as quais jogaremos no Mundial, a dificuldade na volta é ainda maior. Apesar disso, nós também estamos nos adaptando para podermos usá-las", disse Iacovino.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futsal
Seleção de futsal vence fácil amistoso
Brasil faz amistoso com seleção de Mossoró
Seleção de futsal treina contra combinado de Mossoró
Banespa tenta liderança isolada na Copa RJ-SP-MG
Veja lista completa