Rio - Emerson Leão não pode dirigir a seleção brasileira no jogo que marcaria sua estréia no comando do time, dia 15 de novembro, contra a Colômbia, no Morumbi, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2002.
O técnico foi condenado a 20 dias de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter xingado o árbitro na partida entre Sport e Vitória, no dia 2 de setembro, pela Copa João Havelange.
Como a punição começa a valer a partir da 1 hora desta sexta-feira, dia 27, o treinador só estará liberado para estar em campo depois da 1 hora do dia 16.
A decisão do STJD é definitiva. Na verdade, Leão já tinha sido condenado a cumprir punição de 60 dias, de acordo com o artigo 235 do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol - ofender moralmente árbitro ou auxiliar.
O treinador conseguiu um efeito suspensivo e continuou dirigindo o Sport. No recurso julgado na noite desta quinta-feira, no Rio, a pena foi reduzida ao mínimo possível, mas não evitou que Leão fique fora daquele que seria seu primeiro jogo na seleção.
Veja também:
Leão convoca Romário por antecipação e descarta ajuda de Luxemburgo