- Enquanto esperam o início da Superliga, previsto para o princípio de dezembro, os principais clubes brasileiros terão a chance de preparar suas equipes disputando outras competições organizadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que a partir deste ano aumentará o número de torneios no calendário nacional.
A primeira competição será a Supercopa dos Campeões, aberta a qualquer equipe que já tenha conquistado um título brasileiro. No feminino, a competição será disputada em Ipatinga (MG), de 23 a 25 de novembro, com a participação de Flamengo/Petrobras, MRV/Minas e Blue Life/Pinheiros. O torneio masculino será em Tubarão (SC), com Banespa, Unisul, Fenabb-Zip.Net e Ulbra, de 21 a 23 de novembro.
Para as equipes que ainda não possuem nenhum título nacional, ou que não tenham sido inscritas na Supercopa dos Campeões, a CBV criou a Taça Premium. Esta primeira edição, que será realizada em Cascavel (PR), entre 22 e 26 de novembro, terá BCN/Osasco, Petrobras/Macaé, Vasco, São Caetano, Rexona e Tênis/Oscar Calçados no feminino. No masculino, Telemig Celular/Minas, Vasco/Três Corações, Barão/Ceval, UNEB e Palmeiras/Guarulhos tentarão o título de 19 a 23 de novembro, em Três Corações (MG).
O novo calendário do vôlei nacional inclui para os próximos anos, além da Superliga, competições como o Challenger Brasil e a Copa Brasil, que serão classificatórias para a Liga Sul-Americana; a segunda divisão, que será implantada a partir de março de 2001 e classificará para a Superliga seguinte; a Superliga na praia; as Copas Regionais e os campeonatos estaduais.