Rio - A definição da fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro de 2001 só sairá após a conclusão dos trabalhos nas CPIs da Câmara e do Senado, que investigam supostas
irregularidades no futebol brasileiro.
A decisão foi anunciada na tarde desta sexta-feira numa entrevista coletiva dada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Ainda segundo Teixeira, a Copa do Brasil do próximo ano terá 64 clubes, sendo 27 campeões estaduais e os demais indicados através de um ranking elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será divulgado após o último congresso do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro, dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro.
As equipes que participarão da Copa Libertadores -- Cruzeiro, que conquistou a Copa do Brasil deste ano; Palmeiras, vencedor da Copa dos Campeões; e o campeão e o vice-campeão da Copa João Havelange -- não poderão disputar a Copa do Brasil.
O presidente da CBF confirmou ainda que, por decisão da Fifa, o Corinthians está fora da disputa do II Mundial de Clubes, que será em julho e agosto de 2001, na Espanha. Os representantes da América do Sul serão Palmeiras e Boca Juniors, campeões da Libertadores em 1999 e 2000, respectivamente.