São Paulo - Uma “limpeza” no Corinthians. Essa será a conseqüência da crise que o clube atravessa, com sete derrotas consecutivas, e a provável desclassificação do time na Copa João Havelange. A informação foi dada pelo zagueiro João Carlos, nesta sexta-feira, no Parque São Jorge, após o jogador ter sido punido por indisciplina.
O zagueiro, que havia perdido o lugar para Fábio Luciano, se recusou a ficar na reserva contra o Sport, quarta-feira, no Recife. Por causa da atitude, João Carlos, que recebe cerca de R$ 80 mil por mês, foi multado em 20% do seu salário e vai treinar separado do elenco por dez dias.
“Depois que eu pedi para não ficar no banco, o treinador me disse que haverá um listão, poucos vão sobrar”, revelou João Carlos, que se considera um dos integrantes da lista. “Neste ano nem quero mais jogar e seu eu tiver de sair, quero que a diretoria venda meu passe.”
Candinho negou a existência da uma lista de dispensa no Parque São Jorge. “É mentira dele, não falei nada para o João Carlos sobre tal lista, apenas comuniquei seu caso para a diretoria.” Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edu e Luizão deverão deixar o Corinthians a partir de janeiro.
Marcelinho Carioca vai reforçar o Cruzeiro na Taça Libertadores da América, como parte do acordo do Alvinegro com o clube mineiro, cujo acerto foi feito pela Hicks Muse, patrocinadora dos dois times. Esse é o preço que o Corinthians pagará pelo empréstimo do passe de Müller na Copa João Havelange.
Müller deverá retornar para o Cruzeiro, após as férias dos atletas. Os passes de Edu, Ricardinho e Luizão deverão ser negociados para o futebol europeu. Maurício, Índio, Adílson, Romeu e Dinei poderão ser incluídos em alguma negociação.
Hoje, Marcelinho Carioca disse que estava cansado de ser culpado pelas derrotas. “Há no time uns sete jogadores famosos, não sou o único.” A situação do Corinthians poderá agravar-se com a confirmação oficial pela Fifa da exclusão do clube do segundo Mundial de Clube de 2001, entre julho e agosto na Espanha. Isso poderá acarretar na redução de até 30% do investimento da Hicks Muse no clube no próximo ano.
O diretor de Futebol da multinacional, José Roberto Guimarães, que foi voto vencido na demissão do técnico Oswaldo Alvarez, garantiu hoje que esse problema não afetará o relacionamento da empresa com o clube.
“É claro que ficando fora do Mundial vamos deixar de ganhar dinheiro, mas não se pode falar em prejuízo”, disse o dirigente, que, por causa da atual situação do Corinthians, deixou o Cruzeiro de lado e voltou a acompanhar diariamente as atividades no Parque São Jorge. O Corinthians poderá antecipar as férias, após a partida contra o Cruzeiro, dia 19, e começar o processo de reformulação no elenco.