Porto Alegre - O defensor do título do Maresia Surf Floripa, o catarinense Neco Padaratz, estreou com vitória na Praia Mole, em Florianópolis SC, mas o baiano Armando Daltro, número 1 do ranking do World Qualifying Series (WQS), acabou eliminado pelo havaiano Frederick Patacchia, que conquistou a segunda vaga para as oitavas-de-final nessa bateria. Apesar da presença do temido vento sul, o terceiro dia da 27ª etapa do WQS 2000 amanheceu com sol e um ótimo público invadiu as arquibancadas e as areias da Praia Mole. As ondas também continuam boas, com 1m a 1m50cm de altura abrindo tanto para a esquerda como para a direita, tornando a estréia dos cabeças-de-chave da competição ainda mais emocionante.
"Na minha bateria, as condições das ondas não estavam das melhores, mas estou fazendo o máximo possível para tentar manter um bom trabalho", disse o catarinense Neco Padaratz, que levantou a torcida com a sua primeira apresentação na Praia Mole. Enquanto Neco liderou toda a bateria, Armando Daltro ficou brigando pela segunda vaga, mas sofreu uma forte marcação do havaiano Frederick Patacchia, que garantiu a classificação para as oitavas-de-final.
"Estou muito concentrado e tentando de tudo para conquistar a minha promoção para o WCT e neste jogo vale tudo", afirmou Patacchia, que ocupava a 23º lugar. Apesar da derrota prematura, Armando Daltro não perderá a liderança do WQS 2000 no Maresia Surf Floripa.
"Realmente eu não tenho boas recordações aqui da Praia Mole. Nas duas edições anteriores, eu perdi de cara e agora aconteceu de novo", disse Daltro. Além da boa estréia de Neco Padaratz, os brasileiros que estão na disputa direta pelas 16 vagas para o WCT 2001 também tiveram um bom início no Maresia Surf Floripa.
O catarinense Marco Polo (28º colocado) e o potiguar Danilo Costa (26º) classificaram-se juntos na segunda bateria do dia. O pernambucano Paulo Moura (8º) venceu a quarta bateria, o potiguar Joca Junior (11º) também estreou com vitória na oitava, o mesmo acontecendo com outro natalense, Marcelo Nunes (4º), este já garantido como o novo reforço a "seleção brasileira" no WCT 2001. Outra vitória expressiva foi conquistada pelo ídolo local Guga Arruda, que derrotou o vencedor da etapa carioca do WQS, Glyndyn Ringrose (AUS), com ambos eliminando, respectivamente, o havaiano Jason Shibata e o líder do ranking brasileiro do SuperSurf 2000, Tadeu Pereira (SP). Vários estrangeiros que estão na Praia Mole já deram adeus à competição, como o top-44 do WCT 2000, Pat O’Connell (EUA), os australianos Zane Harrison e Lee Winkler, os norte-americanos David Pinto e Dean Randazzo e o tahitiano Hira Teriinatoofa.